MUNDO : Pódio das Olimpíadas será feito de plástico reciclado

e forma inédita, cerca de cem pódios das Olimpíadas e das Paraolimpíadas de Tóquio serão compostos de plástico reciclado. Aproximadamente 45 toneladas de resíduos plásticos foram transformadas em matéria-prima para a produção dos pódios.

rata-se de um projeto coordenado pelas empresas Procter & Gamble e TerraCycle que teve início com a instalação de caixas coletoras de plástico em 2,5 mil pontos da rede de supermercados japonesa Aeon. Além disso, resíduos plásticos foram recolhidos dos oceanos para complementar a coleta. Depois do fim das Paraolimpíadas, os pódios serão reciclados e transformados em embalagens para produtos da P&G.

O pódio foi desenvolvido pelo designer Tokolo Asao, responsável também pelos emblemas das Olimpíadas de Tóquio. Para a gestora de marketing e relacionamento da TerraCycle, Renata Ross, o processo de construir pódios a partir de plástico reciclado é irreversível e deverá ser adotado em outros eventos.

É importante assinalar que a implantação desse projeto no Japão é de especial significado quando se considera que o país é o segundo maior gerador mundial de detritos plásticos per capita, atrás apenas dos Estados Unidos.

Reportagem: Sabrina Brito/Veja.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS