MUNDO | Papa diz a líderes que modelos econômicos pós-pandemia devem mudar

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O Papa Francisco disse nesta sexta-feira que a pandemia do coronavírus “derrubou os pilares instáveis” de um modelo econômico mundial construído sobre a idolatria do dinheiro e da dominação dos ricos e poderosos.

Em mensagem aos participantes do workshop anual European House-Ambrosetti, que reúne cerca de 200 executivos, economistas e políticos de todo o mundo, ele pediu novos modelos que sejam mais inclusivos e reduzam a desigualdade social.

O pontífice também pediu “uma reformulação ecológica” da economia para salvar o meio ambiente e reduzir o desperdício de consumo.

“(A pandemia) questionou a escala de valores que define o dinheiro e o poder sobre todo o resto”, disse ele.

“Isso derrubou os pilares instáveis ​​que sustentavam um certo modelo de desenvolvimento”, disse ele, acrescentando que as incertezas sociais e econômicas fizeram com que muitas pessoas abrissem os olhos para a desigualdade e a deterioração ambiental.

O papa afirmou que a economia deve ser a expressão de uma sociedade que “se recusa a sacrificar a dignidade humana aos ídolos das finanças (e) usa os recursos financeiros não para dominar, mas para servir”.

Acredita-se que Francisco, que disse que qualquer eventual vacina para a Covid-19 não deve ser acumulada pelos países ricos, esteja preparando uma encíclica –a forma mais elevada de escrita papal– sobre como acredita que o mundo pós-pandemia deve ser.

(Por Philip Pullella) – Com informações da Reuters – Por Philip Pullella

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luau é encerrado pela PM em Balneário Campo Bom

Um luau foi encerrado pela Polícia Militar na noite dessa sexta-feira (25), em Balneário Campo Bom, na cidade de Jaguaruna. Os militares lavraram 20...

IMBITUBA | Governador inaugura pera ferroviária no Porto para facilitar acesso de trens

Vai ficar mais fácil, seguro e rápido para os trens carregados com contêineres entrarem e saírem do Porto de Imbituba. Está concluída a chamada...

Casal é preso na Zona Leste acusado de agredir filha de seis meses

Agentes da Polícia Militar prenderam um casal no Jardim Dona Sinhá, Zona Leste da capital, acusado de agredir um bebê de seis meses. O caso ocorreu na quinta-feira (24). De...

Abertas as inscrições para pedido da renda emergencial da Lei Aldir Blanc em Lauro Müller

Trabalhadores da área da cultura que foram afetados pela pandemia da Covid-19, em Lauro Müller, já podem se inscrever para solicitar a renda emergencial...