MUNDO | Fiéis voltam a se reunir no Vaticano para bênção do Papa

Em pouca quantidade e sem aglomerações, católicos acompanharam a oração “Regina caeli”, ainda transmitida via streaming da Biblioteca do Palácio Apostólico. No entanto, ao fim da oração, Francisco apareceu na janela para saudar e abençoar os fiéis reunidos na Praça São Pedro. Com o relaxamento da quarentena na Itália, o Papa já voltou a celebrar missas com presença de público na Basílica de São Pedro e deixou de transmitir suas homilias na Casa Santa Marta pela internet.

Na “Regina caeli” deste domingo, o Pontífice dedicou uma mensagem aos católicos da China e disse que a Igreja universal “compartilha suas esperanças e os apoia em suas provações de vida”.

“Unamo-nos espiritualmente aos fiéis católicos na China, que hoje celebram, com particular devoção, a festa da Beata Virgem Maria”, afirmou o Papa.

China e Vaticano romperam relações diplomáticas em 1951, quando a Santa Sé reconheceu a independência de Taiwan, que ainda é visto por Pequim como parte de seu território e uma “província rebelde”.

Durante décadas, os cerca de 12 milhões de católicos chineses viveram divididos entre uma conferência de bispos escolhida pelo Partido Comunista e um braço da Igreja Apostólica Romana que atuava na clandestinidade.

Em 2018, no entanto, os dois lados assinaram um acordo para permitir que o Vaticano voltasse a ter papel ativo na nomeação de bispos na China, que até então eram escolhidos à revelia do Papa. Apesar disso, padres e bispos no país ainda são obrigados a se alinhar com a igreja oficial.

Terra / Mundo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pescadores e maricultores recebem apoio do Governo do Estado

Os pescadores e maricultores que sofreram prejuízos devido a fenômenos climáticos extremos, como o tornado e ciclones que atingiram Santa Catarina neste ano, contarão...

Funerária Zapelini informa o falecimento do Sr. Mario Zomer

Faleceu hoje dia (25) ás 12:00 no hospital São José de Criciúma o senhor Mario Zomer aos 69 anos de idade, deixa 3 filhos...

Governo pede 15 dias para apresentar a prorrogação do seguro-desemprego de demitidos na pandemia

BRASÍLIA - Após mais de duas horas de discussão, integrantes do governo pediram a suspensão da votação sobre a prorrogação do seguro-desemprego para quem foi...

criciúma | Artistas da região podem se inscrever em mostra virtual do IFSC

A quinta edição da Mostra Curto-Circuito de Arte e Cultura do Câmpus Criciúma do IFSC será realizada de forma virtual em 2020. O evento cultural acontecerá...