MUNDO | EUA querem iniciar vacinação contra a covid-19 no fim de outubro

O governo dos Estados Unidos pretende iniciar a campanha da vacinação contra a covid-19 no fim de outubro. É o que mostram documentos enviados pelo CDC (em português, Centro de Prevenção e Controle de Doenças) a autoridades públicas estaduais.

As informações são do jornal New York Times.

Segundo o órgão, o planejamento prevê que duas vacinas possam ser disponibilizadas dentro deste prazo, sem especificar quais os laboratórios responsáveis. O comunicado informa ainda que a quantidade de doses será limitada.

A ideia é priorizar profissionais de saúde, trabalhadores de áreas consideradas essenciais e funcionários do setor de segurança pública. Os idosos que vivem em lares de idosos, assim como quem trabalha nas instalações, também farão parte do grupo prioritário para receber o imunizante.

Apesar da nota, o diretor do CDC, Robert Redfield, disse que não há uma garantia de que as pessoas começarão a ser vacinadas ainda em outubro. O objetivo é notificar as autoridades locais a flexibilizarem as normas técnicas e procedimentos internos para permitir que o prazo, se factível, seja cumprido.

A distribuição das doses será realizada pela empresa de suprimentos médicos e farmacêuticos McKesson, que ainda não tem todas as licenças locais necessárias.

Eleição na mira

O cronograma previsto para outubro não é por acaso. A ideia da Casa Branca é que a campanha de vacinação também seja eleitoral. Caso, de fato, as vacinas comecem a ser aplicadas neste período, elas antecederão a eleição presidencial de 3 de novembro.

O feito pode ser a chave de virada do republicano Donald Trump em busca da reeleição. Nas últimas pesquisas, ele aparece de 5 a 10 pontos percentuais atrás do democrata Joe Biden, ex-vice-presidente de Barack Obama.

Com informações do Poder 360/reportagem: Ighor Nobrega

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ENTREVISTA | Terapeuta e Iridólogo Felipe da Silva, fala de seus atendimentos em Orleans

O Consultório de Terapia Holística no centro comercial Zomer & Berger no centro de Orleans, tem recebido muitos clientes da cidade e de fora...

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

Está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 29, o edital do processo de inscrição para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento...

IMBITUBA | Após denúncias, Procon fiscaliza supermercados e atacadista para coibir aumento abusivo

Em meio a pandemia do novo coronavírus e, por conta de inúmeras denúncias feitas por moradores de Imbituba, a diretoria do Procon municipal realizou,...

Presidente Bolsonaro sanciona lei que aumenta punição a maus-tratos a animais

BRASÍLIA - Em cerimônia com a presença de cachorros no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira, 29, o projeto de lei que aumenta...