MUNDO | Chile anuncia desconfinamento após mais de quatro meses de restrições

O governo chileno apresentou neste domingo um plano de cinco etapas para a saída gradual da quarentena e das restrições impostas há mais de quatro meses no país, um dos mais afetados pelo novo coronavírus na América do Sul, com mais de 8,5 mil mortos.

O presidente Sebastián Piñera anunciou no Palácio de La Moneda o plano Passo a Passo, que “será gradual, cauteloso e flexível” e que determina cinco parâmetros, com um avanço por etapas que irá depender da situação em cada comunidade do país.

O anúncio foi feito quase 140 dias após o registro do primeiro caso de coronavírus no Chile, e após 60 dias de quarentena total em Santiago, onde várias comunas respeitaram um confinamento seletivo desde 16 de março.

Na capital chilena, onde vive quase metade dos 18 milhões de habitantes do país, a abertura gradual irá depender das decisões de autoridades e de dados epidemiológicos, de forma progressiva.

O lançamento do plano acontece após cinco semanas de cifras animadoras, com uma queda no número de infectados e mortos e um aumento da capacidade do sistema de saúde. Neste domingo, foram registrados 2.082 novos casos e 58 mortos, aumentando o total para 330.930 infectados e 8.503 mortos.

“Este plano Passo a Passo também irá nos permitir reativar nossa economia e nosso país”, afirmou o presidente chileno, cuja economia caiu 15,3% em maio devido à pandemia, com um índice de desemprego acima de 11%.

pb/llu/lb – Com informações da AFP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar apreende cerca de 250 quilos de cocaína em Navegantes

Na madrugada de quarta-feira (16), por volta das 2h, policiais militares de Navegantes e Itajaí prenderam três homens por tráfico de drogas e associação...

PMSC lança campanha “Doe carinho, doe um brinquedo”

Neste mês de setembro, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou a campanha de arrecadação de brinquedos que serão destinados à instituições de...

MEC promete protocolo e R$ 525 milhões para retorno às aulas presenciais

BRASÍLIA – O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta quinta-feira, 17, que a pasta irá distribuir R$ 525 milhões a escolas para preparar o...

Funerária Zapelini informa o falecimento do Sr. José Carlos Mattos

Faleceu hoje dia (18) ás 4:15  no hospital Santa Otília de Orleans aos 56 anos o senhor José Carlos Mattos, deixa esposa, 3 filhos...