Mundo | Chile anuncia 1,5 bilhão de dólares em ajuda para classe média

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou neste domingo(05) um pacote de ajuda no valor de 1,5 bilhão de dólares para a classe média, fortemente afetada pela crise econômica decorrente da pandemia.

As medidas, destinadas a cerca de 1.000 famílias, concentram-se quase que exclusivamente na oferta e ampliação de créditos em condições preferenciais garantidas pelo Estado. A ajuda ainda precisa ser aprovada pelo Congresso.

O pacote prevê empréstimos de até US $ 3.200, dividido em quatro parcelas, com uma taxa de juros igual a zero e um prazo de pagamento de quatro anos, além do adiamento da quitação de dividendos com garantia estatal.

Também determina a ampliação de um subsídio para pagamento de aluguel e crédito para pagamento do ensino superior.

Até agora, estas famílias foram excluídas dos auxílios estatais para enfrentar a crise do coronavírus, que infectou 295.532 pessoas e matou 6.308 pessoas confirmadas além dos 9.000 óbitos prováveis, segundo o último relatório oficial.

A Renda Familiar de Emergência criada para a crise é destinada a famílias com renda de até 400.000 pesos (US $ 490), que representam 34% das famílias chilenas, deixando de fora toda a classe média, equivalente a quase metade da população de 18 milhões de habitantes.

Após um acordo político, o Chile concordou em desembolsar até 12 bilhões de dólares – metade das economias que mantém no exterior – para enfrentar a crise econômica decorrente da pandemia.

Fonte: pa/dga/jc – AFP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Covid-19 do hospital São Donato de Içara

O Hospital São Donato tem 22 leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita: LEITOS OCUPADOS NA UTI: 10 - CASOS CONFIRMADOS (7) - CASOS SUSPEITOS (3) LEITOS OCUPADOS NA CLÍNICA:...

Estudo mostra que agricultura urbana local poderia alimentar toda São Paulo

Alimentar uma cidade como São Paulo, com seus 22 milhões de habitantes em sua região metropolitana, definitivamente não é simples – mas a solução pode...

MUNDO | Biden nomeia equipe sênior de comunicação formada só por mulheres

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na noite desse domingo (29.nov.2020) os nomes que farão parte da equipe sênior de comunicação da...

Morre Papa Diop, autor do primeiro gol da Copa do Mundo de 2002

Morreu ontem domingo, aos 42 anos, o senegalês Papa Bouba Diop. Autor do primeiro gol da Copa do Mundo de 2002 na vitória de...