Mundo | Candidata a vacina da AstraZeneca é a mais avançada contra Covid-19, diz OMS

A candidata a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca é provavelmente a mais adiantada no mundo e a mais avançada em termos de desenvolvimento, disse a principal cientista da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, hoje (26).

Segundo ela, a candidata da Moderna “não está muito atrás” da potencial imunização da AstraZeneca, entre as mais de 200 candidatas a vacina para a Covid-19, das quais 15 já entraram na fase de testes clínicos.

Ainda de acordo com Swaminathan, a OMS mantém conversas com várias fabricantes chinesas, entre elas a Sinovac, sobre potenciais vacinas.

Em entrevista coletiva, Swaminathan pediu que seja considerada uma colaboração entre os testes com potenciais vacinas contra a Covid-19, similar aos ensaios solidários que a OMS tem feito com possíveis medicamentos para tratar a doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

A candidata a vacina da AstraZeneca, feita em parceria com a Universidade de Oxford, está na Fase 3 de desenvolvimento e começou a ser testada nesta semana em voluntários brasileiros, em um estudo liderado no país pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em entrevista à Reuters na quarta-feira (24), a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, disse que os ensaios clínicos com a vacina de Oxford e da AstraZeneca podem durar até um ano.

Já a potencial vacina da chinesa Sinovac deverá começar a ser testada no Brasil em julho, depois de a companhia fechar acordo com o Instituto Butantan, ligado ao governo do Estado de São Paulo, que pode levar à produção dela no Brasil, caso se mostre eficaz.

Reportagem: (Com Reuters)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FORQUILHINHA | Encerra novembro com recorde de novos casos da Covid-19

O município de Forquilhinha encerrou novembro com recorde de novos casos da Covid-19. No total, 420 pessoas foram contaminadas neste mês, superior ao segundo...

Após perdas da pandemia, livrarias lançam campanha para atrair leitores para lojas físicas

A pandemia de Covid-19 fez as livrarias exclusivamente físicas passarem um grande dilema este ano. O segmento, que já estava em queda desde a...

Funerária Zapelini informa o falecimento da Sra. Maria Waterkemper Niehues

Faleceu  às 04:00hs de hoje (01) em sua residência, aos 65 anos a Sra. Maria Waterkemper Nihues. Deixa esposo, 2 filhos e 2 netos....

Jogo que pode ajudar na alfabetização de crianças é lançado pelo Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC) lança aplicativo gratuito para reforçar alfabetização. É o Graphogame, uma ferramenta utilizada com sucesso em vários países no apoio...