MUNDO | Bolívia vai fabricar medicamento russo utilizado contra Covid-19

O laboratório boliviano Sigma recebeu autorização do governo para fabricar o antiviral russo Avifavir usado no tratamento do coronavírus, confirmaram neste sábado (29) autoridades de saúde do país andino.

“O medicamento chegará à Bolívia da Rússia. A Sigma Corp. ficará encarregada de fabricá-lo e embalá-lo”, disse ao jornal Página Siete o diretor do Serviço de Saúde Departamental (Sedes) de Cochabamba, Yercin Mamani.

O avifavir é um antiviral desenvolvido na Rússia a partir do Favipiravir, um medicamento japonês altamente eficaz contra a gripe.

O laboratório boliviano Sigma confirmou a autorização em sua conta no Facebook: “Temos o prazer de anunciar que o medicamento Avifavir foi aprovado nos testes relevantes para ser admitido para uso sob prescrição na Bolívia.”

No início de agosto, o Fundo Russo de Investimento Direto anunciou a assinatura de acordos com sete países latino-americanos, incluindo a Bolívia, para a entrega do medicamento. No caso boliviano, o negócio incluiu o Laboratório Sigma, para sua fabricação.

Não foi especificado quais serão os volumes de produção e nem desde quando será iniciada a fabricação na Bolívia, que com 11 milhões de habitantes, acumula 114 mil infecções por coronavírus e 4.800 mortes.

O Sigma é um laboratório boliviano com sede em Cochabamba (centro) e que está presente em oito países latino-americanos, portanto não está descartado que possa comercializar o medicamento na região.

Para o tratamento da Covid-19, na Bolívia é fornecida gratuitamente uma embalagem de medicamentos composta por aspirina, ivermectina, azitromicina, ibuprofeno, antigripal e omeprazol.

(Com informações da AFP)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1ª Dama que vai ao velório, em carro oficial, é condenada com o marido por improbidade 22 setembro 2020 | 09h37min

Aconteceu no Oeste de Santa Catarina em 2009. Um familiar do prefeito faleceu e a primeira-dama e sua tia foram ao velório. O problema...

Operação cumpre 13 ordens judiciais contra o tráfico de drogas em Laguna

A Polícia Civil realizou a Operação “Dorme Sujo” e cumpriu 13 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, contra integrantes...

Samae de Orleans realizou evento na praça com distribuição de mudas de árvores

O Samae de Orleans realizou evento na praça onde foram distribuidas mudas de árvores para chamara a atenção da população quanto a  importância do...

São Joaquim | Sindicato Rural e Associação Rural realiza no dia 03 de Outubro a 30ª Feira da Novilha e Gado Geral

O Sindicato Rural e Associação Rural de São Joaquim, convida os agropecuaristas, para 30ª Feira da Novilha e Gado Geral, que será realizada no...