InícioÚltimas do Olhar do SulMPSC realizará audiência pública para debater impacto do plantio de pinus no...

MPSC realizará audiência pública para debater impacto do plantio de pinus no turismo em São Joaquim

Inquérito civil apontou que parte dos investimentos pode afetar o turismo, pois acabaria com o acesso a uma área muito utilizada para registros fotográficos, especialmente nas épocas de frio. Audiência pública acontecerá no dia 4 de outubro, às 10h, no fórum de São Joaquim. Todos os presentes terão a oportunidade de manifestar suas opiniões.

No dia 4 de outubro, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizará uma audiência pública para que a população de São Joaquim possa debater os impactos da implantação de uma floresta de pinus pela empresa Klabin S/A em uma área considerada fundamental para o turismo. O evento acontecerá no fórum, às 10 horas.

Um inquérito civil instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca aponta que o investimento acabaria com o acesso a um local muito utilizado para registros fotográficos. A área fica a três quilômetros do Centro e dá uma ampla visão ao chamado “Vale do Caminhos da Neve”, recebendo um grande número de visitantes, especialmente nas épocas de frio intenso, quando a paisagem é coberta por neve e geada.

A Promotora de Justiça Daianny Cristine Silva Azevedo Pereira entende que o tema precisa ser amplamente debatido. “Esse assunto interessa diretamente aos moradores de São Joaquim, pois envolve vários aspectos que impactam diretamente o município e, consequentemente, a vida de cada um, por isso a participação é tão importante”, diz.

A audiência pública será aberta à comunidade e terá a participação de políticos, executivos da Klabin S/A, representantes de entidades classistas, policiais ambientais e membros do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Todos terão a oportunidade de manifestar suas opiniões.

Serviço

O que: Audiência pública para debater impactos da implantação de floresta de pinus em área considerada fundamental para o turismo

Quando: Dia 4 de outubro de 2023, às 10h

Onde: Fórum de São Joaquim

Crédito da foto: Mycchel Legnaghi

INQUÉRITO CIVIL N. 06/2023.00001710-0

Informações do Ministério Público