Moradores atingidos pelas chuvas contabilizam prejuízos em Jaraguá do Sul

A segunda-feira (10) serviu para fazer a limpeza da casa e para contabilizar os prejuízos para alguns moradores de Jaraguá do Sul. Algumas residências foram atingidas por desmoronamentos e alagamentos na tarde deste domingo (9). O auxiliar de faturamento Walter Gregory Oliveira Machado, de 32 anos, e a empresária Bruna Aparecida Córdoba, de 30, moram em uma casa atingida por um alagamento na rua Manoel Francisco da Costa, no bairro Vieira.

Eles vivem há cerca de três anos no local e ainda não tinham enfrentado um alagamento. Durante a forte chuva, a água subiu rapidamente e eles tiveram tempo de retirar apenas os bens mais valiosos. Apesar disso, alguma coisa acabou sendo perdida.

“Além da casa, eu tenho uma loja e minha confecção. Então, a gente está vendo o que afetou. Na confecção, a gente conseguiu erguer o maquinário e os tecidos. Na loja, as roupas também foram erguidas, mas estamos limpando o chão e o balcão”, afirma Bruna.

A empresária está preocupada com a desinfecção da residência, pois tem três filhos de 3, 4 e 9 anos. A limpeza da lama acumulada no chão, na parede e nos móveis da casa está sendo feita com água sanitária.

Casa atingida por barranco

A secretária Maria Salete Wilbert, de 47 anos, levou um susto na tarde de domingo, na rua Pedro Floriano, na localidade da Tifa da Pólvora, no bairro Czerniewicz. A casa em que ela mora com o companheiro e os três filhos, de 10, 18 e 22 anos, foi atingida por um desmoronamento.

Todos acompanhavam apreensivos a chuva e, após às 16h30, foi registrado um grande volume de água na cidade. Com isso, o barranco localizado atrás da casa cedeu e desabou sobre a residência.

Desmoronamento destruiu parte de residência no bairro Czerniewicz | Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Nós estávamos do lado de fora observando o barranco e, na hora que veio, nós saímos correndo e gritando”, comenta Salete, ao destacar que a Defesa Civil já esteve no local com uma geóloga para verificar a situação. A família vai aguardar a retirada da lama na casa de parentes.

40% da chuva de fevereiro

Em apenas seis horas, Jaraguá do Sul registrou uma chuva acumulada de 75 milímetros. A quantidade correspondente a mais de 40% do estimado para todo o mês de fevereiro, com média de 150 a 170 milímetros.

Mais de 30 ocorrências foram atendidas, entre deslizamentos e alagamentos. Os bairros mais atingidos foram Barra do Rio Cerro, Jaraguá 99, Jaraguá 84, Amizade, Czerniewicz e Rau. Até o fechamento desta reportagem, continuava o alerta para deslizamentos na cidade.

Mais de 200 casas atingidas

A Prefeitura de Guaramirim está trabalhando no levantamento de informações sobre os estragos causados pelo temporal que atingiu a cidade na tarde de domingo (9).O levantamento prévio apontou que mais de 200 residências sofreram algum tipo de dano, como enxurradas e deslizamentos.

Na Vila Brumüller, cerca de 50 famílias ficaram isoladas por causa de um desmoronamento de terra que bloqueou a SC-108, no quilômetro 35. A Secretaria de Estado da Infraestrutura iniciou, na tarde desta segunda, a remoção da barreira e a liberação daquele trecho.

Secretaria de Estado da Infraestrutura começou a limpeza da SC-108 no início da tarde desta segunda | Foto: PMR/Divulgação

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Guaramirim, Ezequiel de Souza, a Defesa Civil está em campo coletando informações e monitorando as áreas de risco. As equipes da Prefeitura já estão trabalhando na limpeza das ruas e desobstrução de passagens.

Monitoramento em Corupá

Desde sexta-feira (7), a Defesa Civil de Corupá monitora e vistoria as áreas de risco no município. A precipitação acumulada nas últimas 72h na cidade foi de 128mm, conforme dados repassados nesta segunda-feira (10) pela Defesa Civil de Santa Catarina.

De acordo com o diretor da Defesa Civil Municipal, Claudio Siqueira, não foi identificado nenhum caso grave em decorrência das chuvas desde então. Somente na manhã desta segunda, as equipes registraram dois pequenos deslizamentos em vias do interior do Município.

Por Claudio Costa da OCP News

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MUNDO | Diana: a princesa do povo que se tornou também ícone fashionn

Lady Di (1961 – 1997) construiu um legado ao longo de sua vida que poucas personalidades no mundo conseguiram alcançar. O título de ‘princesa do...

Funerária Zapelini informa o falecimento do jovem Renan Estevão Medeiros

Faleceu hoje (28) no hospital de Criciúma as 14:00hs com a idade de 27 anos o jovem Renan Estevão Medeiros Deixa a esposa, uma filha,...

Ministério da Saúde não prevê vacinar toda a população contra a covid em 2021

Nem todos os brasileiros devem ser vacinados contra a covid-19 em 2021. O Ministério da Saúde informou nessa 6ª feira (27.nov.2020) que a prioridade...

Meu CPF simplifica serviços on-line junto a Receita Federal

Visando o aumento significativo na demanda por atendimento para obter serviços relacionados ao CPF nas unidades físicas, a Receita Federal lançou no site uma...