InícioNotíciasMonitoramento registra morte de oito tartarugas em um único dia

Monitoramento registra morte de oito tartarugas em um único dia

Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registraram na manhã desta terça-feira, 24, oito óbitos de tartarugas no trecho percorrido entre as praias de Laguna e Imbituba.

Segundo o programa, os animais de duas espécies diferentes estavam em avançado estado de decomposição e foram avistadas durante trabalho de rotina de campo. “Tratava-se de duas tartarugas cabeçudas (Caretta caretta) e seis tartarugas verdes (Chelonia Mydas)”, afirma a técnica de campo, Isadora Oreano Borges Duarte.

Não foi possível encaminhar elas para necropsia, pois o avançado estado de decomposição não permitiria coletar amostras úteis, mas foram removidos os úmeros para determinação de idade e os crânios para coleção científica. As carcaças foram devidamente descartadas nas praias para continuar com o ciclo da cadeia trófica.

 Este caso foi o recorde de tartarugas registradas em um único dia pela equipe da Udesc.

Saiba mais

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna até Saquarema no Rio de Janeiro, sendo dividido em 15 trechos.

A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341.