Moisés está afastado

m cada canto do Estado a aposta dos últimos dias era de que o governador seria mesmo o presidente da Assembleia Legislativa Júlio Garcia. A verdade é de que tudo se encaminhava para isso. O que ninguém contava era com o “Efeito Sargento Lima”. Crítico ferrenho do Governador e, por inúmeras vezes também da vice, ele surpreendeu a todos. Na hora de proferir seu voto confirmou a denúncia contra Moisés, mas não contra a Daniela. Estava decretado o empate no caso da vice. Coube então ao presidente do Tribunal de Justiça o desempate e ele acabou votando a favor de Daniela. Foi-se ai a chance do Sul do Estado ter de novo, ainda que interinamente, o Governador do Estado.

A sessão do Tribunal de Julgamento começou por volta das 10 horas da manhã de sexta-feira e só foi finalizada as 2 horas desta madrugada. No caso do Governador foram seis votos a favor da denúncia e quatro contra.

Agora, enquanto Moisés tiver afastado o Tribunal voltará a se reunir para avaliar se de fato, ele cometeu crime de responsabilidade no caso da equiparação salarial dos procuradores do Governo do Estado com os procuradores da Assembleia Legislativa. Durante o afastamento, Moisés também fica sem um terço do seu salário, que será devolvido caso ele seja absolvido.

Se as apostas se confirmarem mais uma vez, Moisés deve ser sim cortado do executivo. Afinal é preciso lembrar que ele tem ainda o Impeachment dos respiradores para enfrentar, esse ainda mais delicado. Com isso caberá a inexperiente Daniela conduzir o Estado até o final de 2022.

Daniela Reinehr é natural de Maravilha. E assim como Cacildo Maldaner, o outro filho ilustre da pequena cidade do Oeste do Estado, deixa a condição de vice para assumir o poder.

  • Daniela tem 43 anos, é advogada, produtora Rural e ex-Policial Militar. Na cidade de Chapecó atuou como advogada nas áreas do Direito empresarial, administrativo, civil e comércio exterior.

Reportagem | Andersond e Jesus/ Litoral Sul

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta de casos da covid faz Paraná adotar toque de recolher à noite; medida funciona?

O governo do Paraná impôs toque de recolher noturno na região leste do Estado em resposta à escalada de casos de covid-19 que sobrecarrega...

Oito equipes vencem o Inova Senai 2020

Com propostas de soluções para demandas reais da sociedade e da indústria brasileira, estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) desenvolvem projetos inovadores ao...

Lei Aldir Blanc: comissão discute terceiro edital

A comissão responsável pelos recursos da Lei Aldir Blanc se reuniu essa semana para discutir as regras do terceiro edital, que trata da produção...

Mais de 20% das crianças estudam em escolas sem saneamento básico

Mais de 20% das crianças matriculadas em creches ou em pré-escolas do Brasil estudam em instituições de ensino sem saneamento básico. O pior cenário...