Moção de Repúdio e Projeto de Lei são aprovados na sessão legislativa em Orleans

Um projeto de lei que autoriza o pagamento integral do auxilio alimentação aos servidores públicos municipais, afastados em razão do coronavírus e uma moção de repúdio à Agência Nacional de Energia Elétrica (Celesc Distribuição S.A)., foram votados  e aprovados pela Câmara de Vereadores de Orleans, na noite desta segunda-feira, dia 24 de agosto. A  sessão que também aconteceu de forma on-line foi presidência do vereador Antônio Dias André.

Projeto de lei complementar n. 005 de 07 de agosto de 2020  aprovado. “altera o artigo 74 da lei complementar nº 1929 de 20 de dezembro de 2005 para autorizar o pagamento integral do auxilio alimentação aos servidores públicos municipais, afastados em razão de atestado médico, por conta do coronavírus (covid-19)”.

O presente Projeto de Lei tem por objeto garantir ao servidor Público Municipal, submetidos ao isolamento ou quarentena, o recebimento integral do Auxilio alimentação, contemplado na Lei Complementar 2.751, de 12 de setembro de 2017.

Conforme o projeto em seu  Art. 1º Fica incluído no artigo 74, §2º, Inciso VI, com a seguinte redação: “VI – afastamento em razão de atestado médico por necessidade de isolamento em razão de suspeita e/ou de infecção pelo Coronavírus (COVID-19)”.

Art. 2º As despesas decorrentes da execução da presente Lei, correrão por conta orçamento vigente.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 01 de agosto de 2020, permanecendo em vigor enquanto perdurar a Decretação de Estado de Emergência em decorrência ocasionada pelo Covid-19.

Foi também aprovada a Moção de Repúdio Nº 0001/2020 que deu entrada na casa, como de autoria do vereador Lucas Canever Librelato,  que durante a sessão, foi aceita por todos os vereadores, que inclusive se propuseram a assinar a mesma, passando está então a ser de autoria de todos os vereadores.  O teor da moção, repudia a aprovação, por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, do reajuste tarifário da Celesc Distribuição S.A., no percentual médio de 8,14%, cujo aumento impactará 3,08 milhões de unidades consumidoras, distribuídas em 264 municípios de Santa Catarina, neles incluído Orleans.”

Confira o teor da moção em anexo autoria de todos os vereadores:

“O abaixo assinado, em conformidade com o art. 109 e 110 do Regimento Interno, solicita a vossa senhoria, após a aprovação em plenário, o envio da presente Moção de Repúdio à Agência Nacional de Energia Elétrica e à Celesc Distribuição S.A., em razão do seguinte: Considerando a aprovação da Agência Reguladora de Energia Elétrica, a ANEEL, do aumento médio de 8,14% das tarifas cobradas do consumidor pela Celesc Distribuição S.A; Considerando que os consumidores de grande porte (alta tensão) terão as tarifas elevadas em 7,67%; Considerando que os consumidores residenciais e de pequenos comércios (baixa tensão) contarão com uma alta de 8,42%. Considerando o período de instabilidade econômica e a possibilidade do surgimento de novo reajuste, na medida em que o referido aumento foi impactado, em especial, pelos custos de aquisição de energia compostos, em grande parte, pelos gastos com compra de energia da usina de Itaipu, precificada em dólar; Considerando que não se pode atribuir a responsabilidade pela instabilidade econômica ao consumidor, em especial no presente momento de pandemia ocasionado pela COVID-19, cujos efeitos nefastos estão afetam toda a população catarinense, bem assim o povo Orleanense; Considerando o lucro de R$ 60,7 milhões obtidos pela Celesc no segundo trimestre de 2020, o que representou um aumento superior a 14% comparado ao mesmo período do ano passado”.

“A CÂMARA DE VEREADORES DE ORLEANS (SC), REPUDIA A APROVAÇÃO, POR PARTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL, DO REAJUSTE TARIFÁRIO DA CELESC DISTRIBUIÇÃO S.A., NO PERCENTUAL MÉDIO DE 8,14% , CUJO AUMENTO IMPACTARÁ 3,08 MILHÕES DE UNIDADES CONSUMIDORAS, DISTRIBUÍDAS EM 264 MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA, NELES INCLUÍDO ORLEANS.”

Orleans/SC, 24 de agosto de 2020.

Autoria: Todos os Vereadores

Para acompanhar os pronunciamentos assista a sessão on-line.

https://www.facebook.com/watch/?v=3297946766963498&extid=TlI3kQBkZATTO4c3

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cegero lança Edital para Processo Seletivo. Salário ultrapassa R$ 2,8 mil

Com objetivo de preencher duas vagas de Eletricista auxiliar e formar Cadastro Reserva, a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), abrirá inscrições, gratuitamente,...

Acesse e confira seu horóscopo para hoje

LUIZ HENRIQUE (48) 99623-6232 (Whats) Presencial/Online Desenvolvimento e estudo na Arte Oracular: Tarô; Astrologia; Constelação Arquetípica; Numerologia; boaastrologia@gmail.com O CAMINHO DOS ASTROS 61 Incinera Plutão “As mídias ditas “Sociais” nos emburreceram,...

FORQUILHINHA | Mutirão de limpeza e orientações no combate ao mosquito Aedes aegypti

O combate ao mosquito Aedes aegypti foi fortalecido nesta quinta-feira, 3, em Forquilhinha. Um mutirão de limpeza percorreu as ruas do bairro Cidade Alta...

Colégio Satc abre oportunidade para alunos novos pleitearem Bolsas de estudos para 2021

As famílias que têm interesse que seus filhos estudem no Colégio Satc com bolsa de estudos têm uma nova chance. Está aberto o Edital para seleção de alunos bolsistas...