Ministro do Meio Ambiente lança edital para a concessão dos parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral

ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, lançou oficialmente nesta quarta-feira, 14, o edital para a concessão dos parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral. O ato ocorreu em Cambará do Sul, no lado gaúcho dos cânions.

vice-governadora Daniela Reinehr representou o Governo de Santa Catarina na solenidade, ao lado do presidente da Santur, Mané Ferrari.

Salles destacou que a concessão dos parques é necessária para ampliar os investimentos e impulsionar o turismo tanto no Extremo Sul catarinense, onde o acesso ocorre pelo município de Praia Grande, quanto no Planalto Gaúcho.

A expectativa do Governo Federal é de que o vencedor da licitação seja conhecido até o fim deste ano. Ao longo de 30 anos de concessão, o investimento nos parques deve chegar a R$ 270 milhões.

“É necessário que a gente abra um espaço para que o setor privado venha a contribuir com esses investimentos, de uma forma que interesse à sociedade e ao meio ambiente. Queremos atrair alternativas que estejam alinhadas às melhores práticas de ecoturismo no mundo. Tenho certeza de que uma joia como essa do Aparados da Serra e da Serra Geral será de grande interesse do setor privado para esses investimentos”, afirmou o ministro após o ato.

Na avaliação da vice-governadora Daniela Reinehr, o lançamento da concessão será um marco histórico para o desenvolvimento do Extremo Sul catarinense. Durante seu discurso, ela destacou que a região entrará em um espiral ascendente e agradeceu o Governo Federal pela concessão.

“Esse é um momento especial para os dois estados. Tenho certeza que esse ato impulsionará o turismo. Estamos diante de um cenário espetacular, um dos cenários mais belos de todo o Brasil e do mundo. Hoje começamos uma nova história para o desenvolvimento de toda essa região”, enfatizou a vice-governadora.

Em 2019, o ministro Salles havia visitado a região e anunciado a concessão. Agora, ele veio abrir o certame, cujo vencedor deve ser conhecido ainda neste ano.

A proposta deve beneficiar diretamente quatro municípios catarinenses e três cidades gaúchas.

Fotos: Mauricio Vieira / Secom
Também acompanharam o ato em Cambará do Sul o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, o senador gaúcho Luiz Carlos Heinze, os prefeitos de Praia Grande, Henrique Maciel, e Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre, os presidentes do ICMBio, Fernando Lourencini, e da Embratur, Gilson Machado, além de outros parlamentares gaúchos e catarinenses.
Esta informação é da OCP News

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gruta de acesso as localidades do interior de Orleans está sofrendo invasão de furto de flores

As caminhadas costumam começar bem cedinho principalmente nos fins de semana e feriado, e seguem até por volta das 16h já que escurece cedo,...

Morre voluntário brasileiro de testes de Oxford; empresa não diz se ele tomou vacina ou placebo

SÃO PAULO - Um voluntário brasileiro da pesquisa da vacina contra a covid desenvolvida em parceria pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca morreu por complicações da covid-19. Não se...

Núcleo Jovem de Içara lança canal no YouTube com Talk sobre marketing nesta quinta-feira

O Núcleo Jovem da Associação Empresarial de Içara vai estar presente também no YouTube a partir desta semana. A primeira participação na plataforma de...

Com lojas fechadas por 26 dias em meio à pandemia, varejo de Criciúma precisou de reinventar

"Presidente da CDL, Andréa Salvalággio, compartilhou aprendizados no Alfa Talk desta semana". Desaprender para reaprender. A máxima de muitos setores durante a pandemia não foi...