Meteoro é filmado explodindo ao entrar no céu de Santa Catarina

Um meteoro foi registrado explodindo no céu de Santa Catarina. Segundo observadores da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o fenômeno é bastante raro. A explosão ocorreu na noite da última terça-feira (13) e as imagens que captaram o evento estavam localizadas na cidade de Monte Castelo, no norte do estado catarinense.

A maioria dos meteoros que entram na nossa atmosfera acabam se desintegrando aos poucos. Entretanto, esse corpo acabou entrando na Terra em um ângulo perfeito para a explosão. Os especialistas calcularam que o objeto estava a 67.140 km/h e sua luz durou 1,2 segundos. Em Pardinho, no interior paulista, observadores também captaram a queda.

“A princípio, esse fato [de ser explosivo] está ligado à velocidade e ao ângulo que [os meteoros] entram na atmosfera. Constatou-se que trata-se de um meteoro esporádico (Não pertence a nenhuma chuva de meteoros catalogada até o momento). O brilho iniciou-se a uma altitude de 84 km sobre o município de Rodeio-SC e explodiu a uma altitude de 60 km já sobre Ascurra-SC.”, explicou ao G1 Jocimar Justino, astrônomo amador que integra a Bramon.

Segundo os especialistas, esse corpo acumula muita energia e acaba explodindo na atmosfera. “Em vez de se vaporizar gradualmente, ele acumula energia, o que o faz aquecer ainda mais, até o momento em que a resistência atmosférica vence a resistência mecânica do meteoroide, fazendo com que ele se fragmente e se vaporize rapidamente, liberando rapidamente a energia como uma explosão”, disse o diretor-técnico da Bramon Marcelo Zurita, à Globo.

Redação Hypeness

Foto: Reprodução/Youtube

*Imagem registraram o momento em que o meteoro explodiu; velocidade estimada do objeto era de 67 mil quilômetros por hora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS