Mercado Público de Laguna será reaberto no dia 5 de dezembro, anuncia prefeitura

Um dos principais cartões-postais de Laguna, o histórico Mercado Público, prédio construído na década de 50 na beira da lagoa Santo Antônio dos Anjos, está perto de reviver seus melhores momentos. A prefeitura da cidade anunciou nesta quarta-feira (6) que o local será reaberto no dia 5 de dezembro.

Também nesta quarta, os vencedores que participaram do processo licitatório para concessão dos boxes do Mercado Público receberam as chaves dos espaços comerciais.

Foram realizadas duas licitações, com a concessão dos boxes por 20 anos. O próximo edital para licitação está previsto para o dia 17 de janeiro de 2022.

O Mercado Público tem cerca de 90 metros de comprimento com 12 metros de avanço para a lagoa, ao lado das docas, e seis metros ao lado direito. O prédio proporciona um visual colorido do pôr do sol refletido na água. E, agora, há dois decks para acompanhar o espetáculo.
Para a turista Isabel Cristina de Oliveira, que está em Laguna pela primeira vez, acompanhar o pôr do sol ao lado do Mercado Público tem uma sensação especial.

“Ver esse colorido do sol refletindo na água, ao lado dos barquinhos de pescadores, é uma sensação indescritível que só Laguna proporciona. Tenho certeza que com o Mercado Público aberto ficará ainda mais especial de curtir este espaço do Centro Histórico”.

A presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Vanere Almeida da Rocha Pires, valoriza a importância do mercado para o povo lagunense.

“O Mercado Público será mais um ponto de encontro tanto para os lagunenses como para os turistas. Com o nascer e o pôr do sol, teremos um lugar esplêndido para desfrutar dessa beleza natural, com muita cultura, gastronomia e muito mais. Laguna merece! Nós merecemos”.

Mais sobre o mercado

Em janeiro de 1897, o Mercado Público Municipal foi inaugurado, proporcionando aos comerciantes que trabalhavam próximos ao cais um espaço fechado e coberto para realizar seus negócios.

Quarenta e dois anos depois, no dia 20 de agosto de 1939, o prédio sofreu um incêndio, restando apenas as paredes externas. O atual Mercado Público foi construído próximo ao anterior, em duas etapas, a primeira em 1958 e a segunda parte em 1968.

O novo edifício, com linguagem arquitetônica art déco, foi considerado moderno para a época, uma edificação grande e bem arejada. O térreo foi utilizado como sede do Mercado Público, e o pavimento superior recebeu a sede da municipalidade.

Fonte: Prefeitura de Laguna
Foto: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS