O mapeamento do Complexo Lagunar e a pesca do aviãzinho serão debatidos em reunião marcada para ocorrer nessa segunda-feira, 26, em Laguna.
O encontro, agendado para às 13h30, no salão paroquial da igreja São Pedro, em Cabeçuda, vai trazer à tona temas como o ordenamento pesqueiro, balizamento das lagoas, áreas de pesca, redes e a apresentação do projeto final por completo aos pescadores e lideranças comunitárias para ser normatizada.
Outras reuniões já ocorreram em 2021 em outras regiões do complexo, onde foram ouvidas as demandas que estarão definidas em documento que deverá ser encaminhado para Brasília, com iniciativa da Epagri.
A proposta será enviada ao MAPA para a regulamentação, assim como a Minuta da Instrução Normativa sobre o Ordenamento Pesqueiro no Complexo Lagunar Sul de Santa Catarina.
Safra da tainha
Pescadores da região da Ilha irão se reunir na próxima quarta-feira, 28, para debater a safra da tainha para 2023 e a pesca com redes de anilha.
O encontro, organizado pela União das Associações de Pescadores da Ilha (UAPI), ocorrerá no galpão de pesca do Timóteo, na Praia do Cardoso, às 14h.
Saiba mais
O Projeto de Mapeamento das áreas da pesca de camarão com uso de rede de aviãozinho no Complexo Lagunar busca atender a demanda urgente dos pescadores pelo remapeamento/rebalizamento das áreas de pesca.
A Epagri, através do seu corpo técnico, com auxílio de entidades parceiras, fez o mapeamento e georreferenciamento das áreas de pesca, por solicitação do Ministério da Agricultura do Governo Federal.
Todo o processo de elaboração da Proposta de Mapeamento das áreas foi através da Metodologia Participativa, com o envolvimento das diversas entidades representativas da pesca e dos próprios pescadores em mais de uma dezena de reuniões.
Com informações: Agora Laguna