InícioÚltimas do Olhar do SulMais de 100 pets são atendidos em 30 dias

Mais de 100 pets são atendidos em 30 dias

A prefeitura de Tubarão realizou, nos últimos 30 dias, cerca de 100 atendimentos clínicos e de emergência a cães e gatos através das iniciativas do programa de Bem-Estar Animal, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat).

As ações são as castrações e atendimentos de emergência realizados por duas clínicas conveniadas e também o atendimento prestado por uma médica veterinária de carreira da própria Funat.

As castrações nas clínicas conveniadas, que foram retomadas em julho, depois de um novo processo de credenciamento, beneficiam cerca de dez pets, cujos tutores realizaram uma inscrição social na Funat. Esses procedimentos são uma continuação dos mutirões que foram realizados de maneira ocasional nos dois anos anteriores, mas que agora se tornaram permanentes com o credenciamento das clínicas.

Segundo o diretor-presidente da Funat, Júlio César Ângelo Rodrigues, o credenciamento para a parceria com outras clínicas continua aberto. “Na largada do processo de credenciamento, retomamos as castrações com duas clínicas, mas com novos parceiros podemos ampliar ainda mais o serviço”, destaca.

Na outra ponta, o atendimento veterinário da profissional de carreira do município atende diariamente diversos casos, a maioria nas residências dos tutores. Como o município não dispõe da estrutura de uma clínica própria, esses atendimentos são de circunstâncias que exigem apenas procedimentos mais simples, como a prescrição de medicamentos e tratamentos e primeiros socorros básicos.

Todas as despesas são custeadas pelo fundo do Bem-Estar Animal. Os tutores de cães e de gatos precisam fazer uma inscrição para realizar o procedimento. Para entrar na lista, basta ligar para o número 3621-9055.

F. DS