Mais brócolis, menos estresse

A condição do estresse vai muito além de um estado mental momentâneo. Nosso corpo inteiro sente e as consequências podem ser muito graves O que muitas pessoas não sabem é que o estresse pode ser diminuído pelo paladar.

Os vegetais crucíferos, conhecidos por seu alto valor nutricional, são essenciais para um bom funcionamento do organismo. Os brócolis são um ótimo exemplo disso, que além de diminuir o risco de certos tipos de câncer e doenças cardíacas, ajuda na cura de transtornos mentais como depressão.

Certos nutrientes, incluindo magnésio, vitamina C e folato comprovadamente combatem os sintomas depressivos e melhoram o desempenho mental e combatem o estresse.

O grão-de-bico também contém vitaminas e minerais que combatem o estresse, incluindo magnésio, potássio, vitaminas B, zinco, selênio, manganês, cobre e é rico em L-triptofano –essencial para o corpo produzir neurotransmissores reguladores do humor.

Em um estudo com mais de 9.000 pessoas, aqueles que seguiram uma dieta mediterrânea rica em alimentos vegetais tiveram uma resposta ao estresse muito melhor do que aqueles que seguiram uma dieta ocidental típica, rica em alimentos processados. Eles comiam mais brócolis e eram menos estressados.

Texto: Julie Grüdtner

Revista Vida e Saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS