O temporal registrado ontem deixou os moradores da região atentos. De acordo com a Epagri/Ciram, a região contabilizou cerca de 40 milímetros de chuva. Hoje, as condições do tempo melhoram. Para amanhã e sábado, a preocupação volta. A tempestade pode superar os 100 milímetros, segundo a Defesa Civil.
Diante da situação, os municípios estão em monitoramento. Em Tubarão, a prefeitura iniciou uma mobilização em conjunto com a Defesa Civil do Estado para acompanhar a situação e enfrentar possíveis situações de adversidade.
Conforme o gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Diego Goulart, todas as ações preventivas foram realizadas e as entidades seguem em monitoramento.
“A preocupação, na grande maioria, se volta para o rio Tubarão. Hoje, felizmente, a chuva dá uma trégua. Para sexta (amanhã) até domingo, sabemos que haverá um volume maior. Apesar de não haver indicativo de adversidades na região, seguimos em alerta”, diz Diego.
Hoje, quando as condições do tempo melhorarem, todos se reunirão novamente no Cigerd, ao fim da tarde, para acompanharem novamente a atualização dos modelos meteorológicos e, a partir deles, decidir novas ações.
Não há previsão de alagamentos, conforme a Epagri/Ciram, para a região. No entanto, municípios como Laguna, Braço do Norte, Capivari e Gravatal estão em monitoramento.
Próximas 72 horas
Ontem, o governador Jorginho Mello disse que há uma preocupação do governo. “Vamos torcer sinceramente que não seja tão grave e continuar vigilantes com base nas informações oficiais”, explica. Vale lembrar que os alertas de fortes chuvas vão além do prazo de 72h e vão até a próxima semana.
F. DS