Lojas poderão abrir, mas ônibus não circularão no feriado em Criciúma

Com o retorno do transporte público em Criciúma, o comércio local acaba sendo um dos principais beneficiados, tanto para o deslocamento dos funcionários como para o aumento das vendas. Diante disso, em uma reunião realizada ontem, dia 8, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) com participação do Sindicato Laboral, decidiram que os comerciantes que tiverem interesse em abrir seus estabelecimentos na quinta-feira, dia 11, feriado de Corpus Christi, terão esta opção.

A decisão de oferecer autonomia para abrir ou não o estabelecimento se dá por ser véspera do Dia dos Namorados, além de servir como incentivo para a retomada da economia local após o período em que as lojas estiveram fechadas por conta da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). No próximo sábado, dia 13, também haverá horário estendido até às 17h para contribuir com os comerciantes e consumidores de Criciúma e região.

Sem transporte coletivo no feriado

Embora a circulação dos ônibus contribua com o fomento do comércio, na quinta-feira, dia 11, o transporte público não estará disponível em nenhum horário. “Com o retorno do transporte, os funcionários já podem voltar. Isso facilita e ajuda o comerciante, eles estão gastando muito para fazer o transporte dos funcionários, através de aplicativos de carona, e enfim, cada um teve que se virar como pôde, e isso acaba gastando muito”, afirma a presidente da Câmara de Dirigentes (CDL) de Criciúma, Andrea Gazola Salvalággio.

Durante a reunião, foi decidido que os comerciantes que optarem por abrir seus negócios, deverão abater dois dias do período em que os funcionários estiveram de quarentena. “Nessa reunião foi acordado que o lojista pode abrir, desde que, dê dois dias de folga para os funcionários que irão trabalhar. Só que CDL não incentiva a abrir, alguns querem, outros não, mas para abrir em um dia desses, o investimento em mídia deve ser muito alto e a gente está vendo que está difícil e o lojista tem que pagar os dias, acaba já entrando com custo. Por isso estamos focando no Sábado Mais, que já um dia que ele (lojista) vai trabalhar”, acrescenta Andrea.

Comércio fechado na quinta-feira em Araranguá

Já em Araranguá, na quinta-feira, Corpus Christi, o comércio não abrirá. Somente na sexta-feira, Dia dos Namorados, das 08 às 12 e das 14h às 18h, além do Sábado Mais com o horário estendido até às 17h.

“Sentimos por aqui uma onda muito positiva, que apesar da crise econômica, a cidade está muito movimentada, mas com os devidos cuidados para a não propagação do vírus, inclusive que significativa adesão de novos associados à CDL. Com nossa atenção ao setor, a CDL está sendo muito procurada e o resultado está aparecendo no comportamento do consumidor, que valoriza e prestigia as lojas da cidade, em resposta a intensa campanha feita pela entidade”, ressalta o presidente da CDL de Araranguá, Everaldo Apolinário João.

Em Içara, comércio abrirá em horários especiais

No dia 11, véspera da comemoração do Dia dos Namorados e Dia de Corpus Christi, o atendimento acontecerá até às 18h nos estabelecimentos do município de Içara. “A abertura no feriado de Corpus Christi foi definida em conjunto com os comerciantes. É uma data importante, por isso se faz necessário que os clientes tenham mais tempo para a escolha do presente ideal”, enfatiza o presidente da CDL de Içara, Alexandre Fernandes.

Neste ano, as compras realizadas nas lojas identificadas com o cartaz da campanha da CDL serão convertidas em cupons para concorrer a seis cestas de café da manhã. O sorteio acontecerá às 15h do dia 17 de junho. Além de divulgar a promoção, a CDL investiu também em um carro de som para circular pela cidade com orientações de prevenção. O uso de máscara permanece obrigatório conforme decreto municipal e deve ser exigido pelo comércio no acesso dos clientes.

TNSul

Foto: Lucas Colombo / TN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Catador de recicláveis encontra recém-nascida em lixeira de Camboriú

Uma recém-nascida foi encontrada por um catador de materiais recicláveis, no último sábado, 28, dentro de uma caixa de sapato, na lixeira de um prédio de Balneário Camboriú, no...

SÃO LUDGERO | Homem fica gravemente ferido após ser atropelado

Em São Ludgero, um homem ficou em estado grave após ser atropelado por um caminhão. O acidente aconteceu no fim da manhã deste domingo...

LAGUNA | Anuncia o 28° óbito e SC estuda medidas mais enérgicas para conter o vírus

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através da Vigilância Epidemiológica, confirmou, neste sábado (28), 39 novos casos da Covid-19 em Imbituba. Do total, 19...

PRF gera prejuízo de mais de R$ 21 milhões ao crime organizado em menos de 30h

De norte a Sul do país, foram registradas diversas ocorrências que resultaram em cerca de 5 toneladas de drogas apreendidas e dezenas de veículos...