Livros jogados no lixo viram biblioteca comunitária criada por garis

Um grupo de catadores de lixo de Ancara, capital da Turquia, transformou o destino de milhares de livros que foram jogados fora. Ao longo de sete meses, eles perceberam que estavam recolhendo uma grande quantidade de volumes descartados pela população. Em vez de darem um fim definitivo às obras, os garis decidiram criar uma biblioteca pública.

Tudo começou com o jovem Serhat, 32 anos, contratado pela empresa de coleta. Aos poucos, sua iniciativa conquistou os colegas e o grupo conseguiu reunir livros para inaugurar uma biblioteca pequena.

A princípio, a ideia era que o espaço fosse aberto apenas para os trabalhadores envolvidos na ação e seus familiares, mas a coleção cresceu tanto que logo se tornou impossível guardar tantas preciosidades para poucas pessoas.

Os coletores então procuraram a prefeitura local que logo encontrou um espaço para ser ocupado pelos livros recolhidos do lixo. Eles passaram a ocupar estantes em uma antiga fábrica de tijolos, que estava fechada há mais de 20 anos, no bairro de Çsankaya.

A biblioteca já conta com mais de seis mil livros catalogados e divididos pos seções. A biblioteca ainda conta com uma sala de leitura, espaço para jogos e uma cafeteria. A cultura sempre vence!

Redação Hypeness

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS