Lideranças femininas debatem desafios em evento da USP

“No Dia da Mulher, simpósio Mulheres, Poder e Sociedade reúne personalidades de destaque em diversas áreas para comentar a respeito de seus papéis na sociedade”.

A USP realiza em 8 de março,  Dia da Mulher, das 9h às 13h, o simpósio Mulheres, Poder e Sociedade. O encontro, online, irá debater o papel das mulheres na sociedade contemporânea e suas contribuições sociais, políticas, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, mas para receber o atestado de participação é necessário fazer inscrição prévia. O site é cultura.usp.br/simposiomulheres.

Entre as convidadas estão Luiza Trajano, Mayana Zatz, Erika Hilton, Regina Silveira, Esmeralda Ribeiro, Gal Martins, Vanderlan Bolzan e Soraya Chung Saura. 

Para a coordenadora do evento, a pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária da USP, Margarida Maria Krohling Kunsch, “a programação congrega uma diversidade de convidadas para que o público tenha a oportunidade de conhecer e valorizar as diversas ações em curso pelas lideranças femininas na universidade, na ciência, na cultura, nas artes,  nos movimentos sociais e no mundo do trabalho”.

Programação

9h – Abertura 

Apresentação cultural CoralUSP
Vahan  Agopyan – Reitor   

Antônio Carlos Hernandes – Vice-reitor

Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado – Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária

Margarida Maria Krohling Kunsch – Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão Universitária e coordenadora do simpósio

Maria Arminda do Nascimento Arruda – Coordenadora do Escritório USP Mulheres

9h30 às 11h – Painel 1: Mulheres, Ciência, Cultura e Artes

Esmeralda Ribeiro – Jornalista, escritora e pesquisadora da literatura negra. Faz parte dos coletivos: “Quilombhoje” e “Flores de Baobá” (escritoras negras) e é uma das responsáveis pela edição da série Cadernos Negros. Incentiva a participação da mulher negra na literatura. Além de Cadernos Negros, tem trabalhos publicados em antologias no Brasil e no exterior.

Mayana Zatz – Cientista, bióloga molecular e geneticista, professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP).

Regina Silveira – Artista multimídia, gravadora, pintora e professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).  

Vanderlan  Bolzan – Cientista, professora titular do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e  Presidente da ACIESP – Academia de Ciências do Estado de São Paulo. 

Mediadora: Liede  Bernucci – Diretora da Escola Politécnica da USP. 

11h15 às 13h – Painel 2: Mulheres na política, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho

Érika Hilton – Vereadora da Câmara da  Cidade de São Paulo pelo PSOL e ativista dos Direitos Humanos, na luta por equidade para a população negra, pela discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ e pela valorização das iniciativas culturais jovens e periféricas.

Luiza Helena Trajano – Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Gal Martins – Artista da dança, atriz, gestora cultural e empreendedora social. Fundadora e diretora artística da Cia Sansacrom e Zona Agbara.

Soraya Chung Saura – Professora do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e integrante da “Rede Não Cala USP”.

Mediadora: Ana Lúcia Duarte Lanna – Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

 Serviço

Mulheres, Poder e Sociedade

Data | 8 de março de 2021 (segunda)
Horário | 9h às 13h
Inscrições, consulta da programação e acesso ao evento | cultura.usp.br/simposiomulheres

Dúvidas e informações | (11) 3091-2030 ou proacult@usp.br

Elcio Silva | Michel Sitnik | Fabio Rubira | Sandra Lima
(11) 2648 0472 | (11) 2648 0042 | procin@usp.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS