SATC | Libras promove o aprendizado da língua, cultura e identidade surda

“Dia 24 de abril marca data importante de criação de lei. Extensão Satc oferece curso a partir de maio”. 

Uma data importante que marca uma conquista para as comunidades surdas no Brasil. Dia 24 de abril é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Foi nesse dia, em 2002, que a Libras foi reconhecida como língua oficial da comunidade surda, com a promulgação da lei nº 10.436.

“A lei impulsionou um movimento de afirmação e resgate da cultura e identidade surda, oportunizando a ampliação dos cursos na área de Libras. Essa oficialização permitiu que a Libras ganhasse novos espaços sociais”, reforça a professora Delma Roberta de Oliveira Lacombe. A regulamentação da legislação, com o Decreto nº 5.626, de dezembro de 2005, fez com que a Libras passasse a ser ensinada nas universidades e nos cursos de Magistério, estando presente nos órgãos públicos e instituições de ensino.

A Libras é de caráter visuo-espacial, com estrutura gramatical própria. Para contribuir com a formação nessa área, a Extensão Satc está abrindo uma nova turma para o curso de Libras. As aulas iniciam dia 14 de maio.

“Estaremos iniciando o curso básico para a iniciação de conversação. As aulas envolvem teoria e prática”, explica a professora Delma, que atua desde 1997 com educação de surdos. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: cursoslivres@satc.edu.br ou pelo telefone (48) 3431-7509.

Assessoria de Imprensa da Satc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS