Laguna e Tubarão têm programação alusiva ao bicentenário de Anita Garibaldi

As cidades de Laguna e Tubarão estão com programações alusivas ao bicentenário de Anita Garibaldi até terça-feira, 31.

Em Laguna, a Fundação Lagunense de Cultura (FLC) organiza uma programação que inicia nesta sexta-feira, 27, com uma exposição de artes plásticas e um workshop da Academia de Letras do Brasil e de Santa Catarina – Seccional Laguna (ALBSC), com o tema do bicentenário.

Hoje sábado, 28, entre 10h e 17h tem exposição de artes plásticas e 12h30, ocorre uma live entre os prefeitos das cidades brasileiras e italianas conveniadas ao projeto internacional Dois mundos e uma rosa para Anita. Estes eventos ocorrem no Cine Mussi.

Já no dia do bicentenário, na segunda-feira, 30, a programação inclui colocação de placa em homenagem ao bicentenário na praça República Juliana, às 10h. Já às 15h30, tem a inauguração da Sala Lilás, na Polícia Civil. À noite, às 19h, os eventos voltam para o Cine Mussi, com apresentação do Espaço SAM, premiação do concurso de vitrines, condecoração dos embaixadores de Laguna e a exibição do filme ‘Anita’.

Na terça-feira, 31, será feito o lançamento da obra O livro de Anita, da escritora tubaronense Édla Zim, às 19h, no Iphan.

Literatura

Em Tubarão, neste sábado, 28, a programação tem como sede o Clube 7. Começa às 16h, também com o lançamento do livro de Edla, que contará com uma participação online da menina Anita, de Palermo, na Itália, que inspirou a obra.

Já às 17h, ocorre a premiação das vencedoras do concursos literário que teve participação de jornalista e escritoras de todo o Brasil e também do exterior. As vencedoras recebem o troféu Connessione Itália Brasile. A programação prevê, ainda, o lançamento da coletânea da Ajeb-SC “Anita Garibaldi, uma mulher à frente de seu tempo”, com os 31 textos classificados no concurso.

Homenagem em SP

Anita Garibaldi foi homenageada com uma sessão solene em São Carlos, município do interior de São Paulo que fica a 231 quilômetros da capital e tem uma população estimada de 254,4 mil habitantes. O encontro foi na última quarta-feira, 25.

“Anita se destaca como personagem importante na história do Brasil e na história italiana, possibilitando a visibilidade das mulheres. Sua trajetória foge – e muito – do esperado, se destacando em um campo que não era visto como possível para as mulheres. Além de atuar na Revolução Farroupilha, no sul do Brasil, e em lutas no Uruguai, Anita também teve importante atuação nas guerras da unificação italiana junto a seu companheiro Giuseppe Garibaldi”, comenta o vereador Roselei Françoso (MDB), presidente do Legislativo.

De acordo com o vereador, a cidade tem muitos descendentes de imigrantes italianos, muitos vindos no final do século 19 e início do século 20. “Na primeira década do século passado, a cidade chegou a ter a maior comunidade de italianos fora da península itálica, sendo até mesmo conhecida como “La picolla Italia”, designação reforçada pelo formato dos limites territoriais do município, que também tem um formato que se assemelha a uma bota. Dessa forma, Anita Garibaldi simboliza o entrelaçamento Brasil-Itália”, pontua o político.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS