Laguna : Casa de Anita reabre amanhã sábado após mais de um ano fechada

“O espaço museológico se enquadra nas normativas estaduais editadas na última semana, que possibilitam a recepção de visitantes, desde que sejam cumpridos os regramentos sociais”. 

Fechada desde março de 2020, quando houve o primeiro decreto de restrição social em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Casa de Anita será reaberta no próximo sábado, 8. O espaço museológico se enquadra nas normativas estaduais editadas na última semana, que possibilitam a recepção de visitantes, desde que sejam cumpridos os regramentos sociais.

“Nossa equipe estará auxiliando os visitantes para que façam uma ótima visita com todas as medidas de segurança ao coronavírus. É uma forma de apoiar o turismo de Laguna com uma das opções que o turista têm ao vir conhecer nossa história”, diz a presidente da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), Vanere Almeida. Durante a pandemia, o local ganhou uma visitação online, que permitia que o internauta visse com alta qualidade todos os detalhes do imóvel histórico e seu acervo de preciosidades. Saiba como acessar aqui.

A Casa de Anita ficará aberta de quarta a domingo, das 13h às 17h. Em 2019, o local passou por uma remodelação antes de sua reabertura oficial e ganhou painéis que ajudam a contar a história da heroína dos dois mundos. Também há exposição de pinturas que ilustram a trajetória da lagunense Ana Maria de Jesus Ribeiro.

Para conhecer o rico acervo não é necessário agendar a visitação. Moradores de outras cidades pagam ingresso de R$ 6. Já os residentes em Laguna não têm a taxa cobrada.

Histórico

Construída em 1711, a residência da família Martins que fabricava vestidos de noivas e permitia que as jovens usassem um de seus cômodos para que se arrumasse para o casamento, entrou para a história por ter sido ali o local onde a guerreira Anita Garibaldi, em 1835, se vestiu para seu primeiro casamento com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar.

A edificação foi tombada pelo patrimônio histórico em 1978 e transformada em relicário com a recriação de um cenário de época, mostrando como eram as casas no século XIX. O local ficou fechado por pouco mais de um ano, sendo reaberto ao público em 2019, em 30 de agosto, quando se comemorou o 198° aniversário de nascimento de Anita Garibaldi.

Com informações do site Agora Laguna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS