LAGES | Rede estruturante inicia operação na cidade

Projeto pioneiro em Santa Catarina, a rede estruturante implantada pela SCGÁS em Lages começou a operar no último dia 20 de julho. O primeiro cliente a consumir gás natural canalizado foi um posto de combustíveis, que até então precisava armazenar o insumo, mas agora possui fornecimento contínuo do gasoduto.

O abastecimento deste tipo de rede isolada funciona com o modal GNC (gás natural comprimido, no estado líquido) – a SCGÁS contratou uma empresa de logística para transportar o gás natural de uma base de compressão em Indaial até o município serrano, onde o gás é descomprimido (volta ao estado gasoso) e injetado na rede para abastecer os consumidores.

Aprofundamos o entendimento desta tecnologia em uma missão técnica realizada em Portugal em 2016 e decidimos implantar em Santa Catarina. O sucesso de operação trata-se de uma conquista para os catarinenses, pois projetos inovadores como este podem facilitar a interiorização da oferta do gás natural e influenciar no melhor planejamento regional”, comemora o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl.

Mapa inicial do projeto implantação de rede em Lages (podem ter ocorrido algumas mudanças no traçado no decorrer das obras)

Fases do projeto

A SCGÁS investiu cerca de R$ 7 milhões para implantação de aproximadamente 11 km de rede nesta primeira fase do projeto. Além do primeiro cliente, outro posto de combustíveis deve iniciar o consumo nos próximos dias.

Uma nova etapa de obras no município já tem autorização da Aresc para ser executada. A rede será ampliada para atender novos mercados, conforme a demanda. Duas indústrias já tem contrato firmado com a SCGÁS, que segue mapeado potenciais clientes de todos segmentos.

Interessados no consumo de gás natural podem fazer contato com a SCGÁS pelo 0800.48.5050 ou pelo querogas@scgas.com.br.

Assessoria de Comunicação – SCGÁS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio autoriza público nos estádios a partir de outubro; CBF dará ‘voto final’

Apesar de estar testemunhando um aumento na média móvel de contaminados por coronavírus, a Prefeitura do Rio de Janeiro mantém à toda seu cronograma de...

Emissoras de rádio e TV estão proibidas de exibir conteúdos com alusão ou críticas a candidatos

Começou nesta quinta-feira (17) o período para que emissoras de rádio e televisão passem a observar as restrições ao conteúdo que transmitem sobre candidatos,...

Caixa abre agências amanhã sábado para pagamento do Auxílio Emergencial

A Caixa abrirá 770 agências neste sábado (19), das 8h às 12h, em todo o país, para atendimento a 9 milhões de beneficiários do...

Polícia Militar apreende cerca de 250 quilos de cocaína em Navegantes

Na madrugada de quarta-feira (16), por volta das 2h, policiais militares de Navegantes e Itajaí prenderam três homens por tráfico de drogas e associação...