InícioÚltimas do Olhar do SulJaraguá do Sul participará pela 6ª vez do maior evento ambiental do...

Jaraguá do Sul participará pela 6ª vez do maior evento ambiental do planeta no sábado (16)

No próximo sábado (16), Jaraguá do Sul participará de mais uma ação global em favor do meio ambiente e da qualidade de vida. Com atividades em quase 200 países, o World Cleanup Day (WCD) – Dia Mundial da Limpeza, vai mobilizar inúmeras cidades brasileiras, que serão parte desta maratona em favor da sustentabilidade do planeta.

Em Jaraguá do Sul, a ação trazida pela JCI (Junior Chamber International) em parceria com instituições públicas, privadas e grupos de voluntários, é realizada desde 2018.

De acordo com Marçal Buttenberg, que integra o JCI, em 2022 foi contabilizada a participação de 8.389 pessoas nas ações referentes ao Dia em Jaraguá do Sul, com o recolhimento de 1.170 kg de resíduos.

“Vale a pena destacar que o grande engajamento registrado em 2022 também se deveu às ações de Limpeza Mental realizadas pelo Sesi nas empresas, com um trabalho de ginástica laboral”, observa Buttenberg.

Somando forças

Este ano a ação se une ao Plogging, organizado pelo Jaraguá Mais Saudável, uma modalidade onde as pessoas fazem caminhadas e durante o trajeto coletam o lixo descartado nas vias. O objetivo desta união é alcançar ainda mais cidadãos jaraguaenses, conscientizando sobre a importância de fazer exercícios físicos e sobre o descarte correto dos resíduos. “Desta forma, contribuímos com a preservação do meio ambiente, dos espaços públicos e também com o bem-estar de todos os que vivem aqui e buscam melhorar cada vez mais seu relacionamento com a natureza”, diz Marçal.

Como participar

Convide seus colaboradores, amigos e vizinhos e venha fazer parte deste grande movimento. Para saber mais, entre com contato pelos telefones/WhatsApp:
(47) 98917-2507 – Charlene
(47) 99677-3884 – Neia
(47) 3372-9425 – Larissa

Em Jaraguá do Sul, o Dia Mundial da Limpeza tem como voluntários parceiros confirmados para a ação de 2023 o Clube de Canoagem Kentucky, Desbravadores Vale do Sol, Desbravadores Vale do Norte, Desbravadores Águias da Figueira, Indumak, Escoteiros Jacoritaba, Apae, Celesc, Associação de Moradores Bairro Rio Molha, Rotaract, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Juad, Lions Club, IFSC e Transparências Jaraguá.

A ação conta, ainda, com o apoio do Samae, Fujama, Ambiental, Prefeitura de Jaraguá do Sul e Jaraguá Mais Saudável.

A origem do Dia Mundial da Limpeza

A ideia de criar o Dia Mundial da Limpeza surgiu em 2008, quando a população da Estônia decidiu limpar o país coletivamente. Foram reunidas 50 mil pessoas com o objetivo de recolher o lixo em cinco horas de trabalho. Na época, havia cerca de 10 mil toneladas de resíduos descartados de forma ilegal na região.

Saiba mais sobre a JCI

Junior Chamber International (Câmara Júnior Internacional, em português) é uma associação mundial, formada por pessoas com idades entre 18 e 40 anos, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades. Os membros da JCI em todo o mundo são voluntários que identificam os problemas na comunidade local. Com a liderança aprendida na organização, criam projetos através de uma metodologia chamada ‘Marco da Cidadania Ativa’. Este método consiste na identificação de problemas relevantes e na formação de parcerias para identificar as causas reais dos problemas, visando soluções sustentáveis.

Atualmente, a JCI reúne mais de 200 mil pessoas, em 110 países. As organizações locais estão espalhadas por mais de seis mil comunidades. Em Jaraguá do Sul, além do Dia Mundial da Limpeza, a JCI promove projetos como o projeto Oratória nas Escolas, Campanha Natal do Bem e capacitações abertas à comunidade, além de outras ações sociais pontuais.
F. OCP NEWS