InícioNotíciasJaraguá do Sul: a cidade mais segura do Brasil

Jaraguá do Sul: a cidade mais segura do Brasil

A cidade catarinense de Jaraguá do Sul foi definida como a mais segura do país. A classificação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, do site My Side – Guia Imóveis. O indicador exclusivo leva em conta a taxa de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) destaca o trabalho preventivo que é feito na cidade, através do 12º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) e do 14º Batalhão da Policia Militar (BPM), de Jaraguá do Sul. Segundo o comandante do 14º BPM, tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, “a cidade de Jaraguá do Sul destaca-se pelo desenvolvimento de programas institucionais como Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)”. Praticado no município há 25 anos, o Proerd atendeu 84.896 crianças e adolescentes.

Além disso, o trabalho preventivo também é realizado através da participação da sociedade, com a organização da Rede de Vizinhos, que atualmente conta com 144 grupos e 4197 famílias participantes. A Rede de Vizinhos previne furtos e roubos em residências e no comércio. O 14º BPM também destaca a Rede Catarina de Proteção à Mulher e o programa Protetores do Lar. Este programa educa jovens na formação de bons cidadãos para a não prática de violência em casa.

A participação da sociedade e da iniciativa privada no sistema de Segurança da cidade sempre foi um marco e permite a celebração de convênios e o apoio aos programas de prevenção. Assim sendo, esse trabalho de prevenção significa qualidade de vida aos cidadãos e melhor investimento no setor da Segurança. Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento, cada dólar investido em prevenção repercute na diminuição em sete vezes a menos os gastos com repressão.

Entenda o ranking – O ranking de cidades mais seguras foi criado com o objetivo de auxiliar brasileiros que estão em busca de regiões mais seguras para se viver no país. O ranking é baseado em dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de segurança de cada cidade é calculado conforme a quantidade de mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes.

Para definir o conceito de “mortes violentas intencionais”, foi realizado o agrupamento de categorias e tratamento de dados com base na metodologia de classificação estatística de mortalidade CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Comando-Geral da Polícia Militar – Florianópolis 

Por Marcelo Passamai