Jaguaruna na expectativa por colheita

Jaguaruna é conhecida como a Capital Catarinense do Produtor de Melancia. A produção ganha ênfase agora em dezembro, onde inicia a colheita, que neste ano deve chegar a 15 mil toneladas. O município tem a maior área da fruta plantada em Santa Catarina, com 600 hectares cuidados por 70 famílias.

Com a expectativa da colheita, isso deve contribuir para que 80% da melancia, que chega nas centrais de abastecimento de hortifruti no Estado, entre dezembro e janeiro, seja do município. “Jaguaruna conta com mais de 35% da arrecadação proveniente da agricultura e mais de 70% do PIB do município é proveniente da agricultura, da pecuária e da pesca, e não é diferente com a melancia”, afirma o secretário de Agricultura da cidade, Dirceu Rodrigues.

Conforme os produtores, o cultivo começa com o preparo do solo e o plantio, através de mudas, em agosto e setembro. Depois vem o manejo da cultura, o desenvolvimento da parte vegetativa; em seguida, vem a floração e, com a fruta já estabelecida, segue o crescimento e depois a colheita.

No começo deste mês, a cidade celebrou, na comunidade de Arroio Corrente, a solenidade de certificação de Capital Catarinense do Produtor de Melancia. Durante a solenidade, o gerente estadual de Extensão e Pesquisa da Epagri fez a entrega do documento para o prefeito Laerte Silva, oficializando o título ao município. Logo após, o agricultor de melancia e proprietário da lavoura onde ocorreu a cerimônia, Felipe Bitencourt Pacheco, realizou o ato simbólico de abertura da colheita partindo uma melancia colhida em sua lavoura.

O projeto é de autoria do suplente de deputado, delegado Ulisses Gabriel, que apresentou o PL 33/2020 no início de março do ano passado, na Assembleia Legislativa (Alesc), durante seu mandato como deputado estadual. Com aprovação dos deputados estaduais, o projeto foi sancionado pelo governador Carlos Moisés.

Pauta: DS

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS