ITAJAÍ | Produtores terão 23 cursos gratuitos do Senar/SC em dezembro

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promove em dezembro 23 cursos em nove municípios do Vale do Itajaí catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 165 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão medidas preventivas estabelecidas pelos órgãos de saúde no Estado para o combate do novo coronavírus.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No Vale do Itajaí, destaque para os treinamentos sobre Primeiros Socorros, Emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem), Ensilagem e Turismo Rural.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a qualificação técnica é um diferencial no campo e na vida dos trabalhadores rurais. “São treinamentos que fortalecem o setor formado por 500 mil produtores rurais em 183 mil propriedades no Estado. Eles possibilitam o aumento da produtividade, a melhora na renda das famílias e contribuem para o desenvolvimento local”.

        O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que os cursos incentivam a inovação e o empreendedorismo rural. “A região tem agricultura diversificada, com destaque para a produção de hortaliças, tabaco, cebola e bovinocultura de leite. Ao oportunizarmos formação aos produtores, estamos contribuindo para o aumento de produção e renda”.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

 PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO NO VALE DO ITAJAÍ:

Evento

Município

Data

Primeiros Socorros

IMBUIA

14 e 15

Primeiros Socorros

IMBUIA

16 e 17

Emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem)

AGROLÂNDIA

4

Jardineiro

ITUPORANGA

8 e 9

Ensilagem

GUARAMIRIM

1

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural

MASSARANDUBA

1

Meliponicultura

MASSARANDUBA

2 e 3

Ensilagem

GUARAMIRIM

2

Ensilagem

MASSARANDUBA

3

Ensilagem

SÃO JOÃO DO ITAPERIU

4

Produção Caseira de Massas para Congelamento

GUARAMIRIM

7 e 8

Bordado em Chinelos

GUARAMIRIM

8 e 9

Bordado em Chinelos

MASSARANDUBA

10 e 11

Conservação do Solo

MASSARANDUBA

10 e 11

Processamento de Carne de Frango

GUARAMIRIM

10 e 11

Turismo Rural – Produtos Artesanais como Recursos Turísticos

TIMBÓ

1 e 2

Processamento de Carne Suína

SALETE

10 e 11

Produção Caseira de Pães e Biscoitos

SALETE

14 a 16

Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos

SALETE

15 e 16

Produção Caseira de Massas para Congelamento

SALETE

17 e 18

Inclusão Digital Rural – Informática Básica

VIDAL RAMOS

3 e 4

Proteção de Nascentes

VIDAL RAMOS

9

Inclusão Digital Rural – Informática Básica 2

VIDAL RAMOS

10 e 11

 

Colaboração para o Olhar do Sul: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

ÚLTIMAS NOTÍCIAS