Invasão de javalis selvagens vira motivo de debate em Roma

A presença de javalis selvagens nas ruas de alguns bairros de Roma, na Itália, virou um tema da campanha para a eleição de prefeito da cidade.

Os animais começaram a aparecer com frequência nos últimos anos, atraídos pelo lixo da cidade.

Rosa Carletti, uma moradora de Roma, disse que os javalis foram atrás dela uma vez, quando ela foi jogar lixo fora.

Um vídeo divulgado na quarta-feira mostra javalis andando na cidade de Roma com filhotes, passando por carros e pedestres.

“A prefeita da cidade, Virginia Raggi, do partido Movimento 5 Estrelas, concorre a uma reeleição em outubro. Ela tentou culpar seus adversários pela presença dos javalis: no começo de setembro, ela entrou com um processo contra a região de Lázio, que é governada pelo Partido Democrata, e que não teria contido os javalis”.

O governo de Lázio negou as acusações e disse que o cuidado com os animais na região de fora de Roma é algo que a prefeitura deve resolver.

Roberto Gualtieri, do Partido Democrata, disse que o processo é uma piada, e afirma que a atual gestão foi incompetente.

Em maio, seis javalis atacaram uma mulher em um estacionamento de Roma —ela teve que deixar as compras de supermercado e correr. Em outubro de 2020, alguns romanos ficaram indignados com a polícia, que matou uma javalis com seis filhotes em um playground perto do Vaticano.

Reportagem: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS