INFLUENZA: Região Sul pretende vacinar mais de sete milhões de pessoas contra a gripe

Terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início dia 11 de maio. E é muito importante que a população da região Sul do país fique atenta para quem deve se vacinar, pois a expectativa é proteger todo o público-alvo da região, formado por sete milhões e oitocentas mil pessoas. Apesar disso, pouco mais de quatro milhões e seiscentas mil pessoas procuraram os postos de saúde para se vacinar contra a doença. Neste momento em que o mundo vive uma pandemia por conta do novo coronavírus, além de proteger a população contra a gripe, essa vacina é importante para ajudar a combater a Covid-19, como explica a Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fontana.

“Essa vacina não protege contra o coronavírus e sim contra a Influenza mas pode auxiliar nos diagnósticos da Influenza e, com isso, identificar mais rapidamente o coronavírus. Então a gente pretende proteger a população contra Influenza e, também, minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.”

E para aquelas pessoas que ficam receosas de tomar a vacina contra a gripe, a Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fontana, deixa um recado.

“A vacina para Influenza é segura, com uma boa efetividade. Ela já é utilizada em milhões de pessoas, todos os anos. É uma vacina recomendada pela Organização Mundial da Saúde”.

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação e será administrada na terceira fase seguindo duas etapas. Na primeira, o público-alvo são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto até 45 dias e pessoas com deficiência. Essa etapa vai ser realizada até o dia 17 de maio. Já a segunda etapa começa a partir do dia 18 de maio e vai até 5 de junho e inclui, também, pessoas de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.

Em caso de fila, as pessoas, dos grupos prioritários, devem manter distância de dois metros da outra pessoa. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.

Reportagem: Janary Bastos Damacena – Agencia do Rádio Mais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abertas as inscrições para pedido da renda emergencial da Lei Aldir Blanc em Lauro Müller

Trabalhadores da área da cultura que foram afetados pela pandemia da Covid-19, em Lauro Müller, já podem se inscrever para solicitar a renda emergencial...

LAGUNA | Após manifestações no Sul do Estado, trabalhadores do setor de eventos têm encontro na Capital

Após realizarem uma manifestação no fim da tarde desta sexta-feira, em Laguna, trabalhadores, empresários e entidades do setor de eventos irão voltar a se reunir, dessa vez em...

Senar promove 173 treinamentos gratuitos em outubro no Estado

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado...

Presos mandante e executor de homicídio em Jaguaruna

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Jaguaruna, cumpriu mandado de prisão preventiva na manhã desta sexta-feira (25) contra...