IMBITUBA | Terminal urbano e calçadãoforam higienizados para o retorno do transporte coletivo hoje dia 15

Mais cinco novos pacientes foram confirnados com a Covid-19 na noite deste domingo, em Imbituba. Todos foram infectados pelo contato com outros positivados, sem haver transmissão comunitária. Agora, o município soma 183 confirmados para o novo coronavírus e 44 pessoas já estão recuperadas.

Apesar da crescente da covid-19 em Imbituba e todo o  Brasil  o transporte público será retomado nesta segunda-feira (15) no município, mas com uma série de medidas de segurança. Neste domingo, a Prefeitura, com o apoio do Corpo de Bombeiros, realizou a higienização do terminal urbano e do calçadão da Rua Nereu Ramos, no centro da cidade.

Esse tipo de serviço será feito diariamente no terminal, ao fim de cada expediente. Os ônibus serão higienizados ao fim de cada itinerário. Nos espaços, foram utilizadas água e água sanitária.

Isso porque o Prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior assinou, na sexta-feira (12), o Decreto Municipal PMI 113/2020, que dispõe sobre as medidas de segurança a serem adotadas pela empresa responsável pelo transporte público municipal.

Pelo novo documento, publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM), os ônibus circularão em caráter excepcional, de segunda-feira à sábado, das 07 às 20 horas. Aos domingos e feriados, o transporte não poderá ser prestado.

Para o retorno das atividades, a empresa prestadora deverá adotar uma série medidas de higiene relacionada aos acessos e aos veículos. Além do álcool gel 70%, para utilização dos motoristas e dos passageiros, as janelas dos ônibus deverão permanecer abertas.

A lotação máxima dos veículos deverá corresponder a ocupação de todos os assentos, acrescida de, no máximo, 10 de passageiros em pé. Vale ressaltar que, o distanciamento social é obrigatório, assim como, o uso de máscaras por todos os ocupantes.

Aos motoristas e funcionários do transporte público municipal, deverão ser disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) apropriados. A empresa prestadora do serviço deverá promover, antes de cada viagem (nos pontos finais dos itinerários) a higienização dos puxadores, interruptores, barras de segurança, corrimãos e demais áreas de contato.

O decreto prevê, ainda, que, as pessoas com idade acima de 60 anos não poderão acessar o serviço, pelo menos, durante o período mais agressivo a pandemia. E, hipertensos, cardiopatas, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas serão orientados a não circularem pelos veículos.

Números na cidade

Segundo o último boletim divulgado neste sábado (13), o município possui 183 casos confirmados de coronavírus, 44 recuperados, 139 em tratamento – sendo 138 em casa e um no hospital -, 1149 casos descartados (exames coletados com resultado negativo) e 31 suspeitos. Não há registro de mortes.

Fonte: A Hora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tenente que perdeu a noiva a caminho da igreja lança livro de superação

Pouco mais de um ano após perder a noiva a caminho da igreja, o tenente da Polícia Militar Flávio Gonçalves se emociona ao comentar...

Expectativa de vida dos catarinenses é de 79,9 anos, aponta IBGE

A expectativa de vida de um recém-nascido em Santa Catarina é a maior do Brasil: em média 79,9 anos. Os dados de 2019 são...

MUNDO | Índia produzirá mais de 100 milhões de doses de 1ª vacina russa

MOSCOU, 27 NOV (ANSA) – O Fundo Russo de Investimentos Diretos (RDIF), responsável financeiro pelo desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus Sputnik V,...

FLORIANÓPOLIS | Governador Carlos Moisés, é absolvido em julgamento e continua no cargo

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), foi absolvido no tribunal especial de julgamento nesta sexta-feira (27). Com isso, ele retorna ao cargo. O...