Imbituba inaugura monumento para Anita Garibaldi, que lembra 180 anos de batalha naval e batismo de fogo da heroína

Os 180 anos da batalha naval ocorrida na região onde hoje está a Praia do Porto, em Imbituba, que marcou o batismo de fogo da heroína Anita Garibaldi, foram homenageados com a inauguração de um monumento. A obra é parte das comemorações do bicentenário da lagunense e integra o projeto Dois Mundos e uma Rosa para Anita, e foi entregue ao público na manhã desta segunda-feira (4).

O monumento, um busto da combatente, que tem a assinatura do escultor Jean Cristiano Rodrigues, de Palhoça, foi erguido na orla da praia, em parceria da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Diretoria de Cultura, da Prefeitura de Imbituba.

A solenidade contou com a participação das Guardiãs de Anita, além de autoridades de Imbituba e Laguna, como os prefeitos dos dois municípios, Rosenvaldo Júnior e Mauro Candemil, respectivamente, além do presidente da Câmara de Vereadores de Imbituba, Robertinho Rodrigues. .

“Todo o material desta obra vem do reaproveitamento de outras obras da Seinfra. É a sustentabilidade que precisamos quando lidamos com recursos públicos. Uma obra cultural com custo zero na secretaria”, comenta o secretário Gilberto Pereira, ao Portal AHora.

Imbituba ainda era parte de Laguna e tão pouco imaginava que um dia viraria cidade, quando há exatos 180 anos aconteceu a batalha naval que marcou o batismo de fogo da jovem Ana Maria de Jesus Ribeiro, que passaria à história como Anita Garibadi, revolucionária que ao lado do marido, Giuseppe, se tornaria a heroína dos dois mundos. Segundo o historiador Ronaldo Augusto Pires, Anita pode ter nascido na comunidade de Morrinhos do Mirim, em Imbituba, quando o hoje município pertencia ao território de Laguna.

“O CulturAnita, como responsável pelos preparativos para o bicentenário de Anita em 2021 aqui na América Latina, foi muito bem representado. Estamos fazendo um ótimo trabalho, apresentando aos municípios projetos de capacitação que ajudarão a divulgar a história de Anita”, comenta a guardiã Vanere Rocha Pires, que acompanhou o evento.

Para ela, a participação em Imbituba foi de grande importância. “Tanto nesse, como em todos os eventos que se referirem à história de Anita, marcaremos presença”, finaliza.

Portal AHora

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONVITE | Prefeitura de Orleans convida para “AUDIÊNCIA PÚBLICA”

A Prefeitura Municipal de Orleans, CONVIDA para participar da Audiência Pública Virtual de Avaliação e Cumprimento das Metas Fiscais do Segundo Quadrimestre de 2020...

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo...

MUNDO | Sobrinho de Pablo Escobar encontra R$ 100 milhões em antigo apartamento do tio

Pablo Escobar foi morto há 27 anos, mas a história de um dos maiores narcotraficantes do mundo ainda ecoa. Um sobrinho que mora em...

11º RPM apresenta números das fiscalizações contra a Covid-19

Nestes mais de seis meses de ações contra a Covid-19, a 11ª Região da Polícia Militar (RPM), que é responsável pelo policiamento nas cidades...