IFSC está com inscrições abertas para especializações e mestrado gratuitos

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para um mestrado profissional e três especializações com ingresso no primeiro semestre de 2022.

Mestrado Profissional em Sistemas de Energia Elétrica, ofertado pelo Câmpus Florianópolis (Edital 03/Deing/2022-1), tem inscrições abertas até 13 de novembro.

Os cursos de especialização em Educação Científica e Matemática do Câmpus Araranguá (Edital 04/Deing/2022-1), e as especializações em Tecnologias para a Educação Profissional e em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica – cursos a distância ofertados em diversos polos (Edital 05/Deing/2022-1) tem inscrições abertas até 3 de novembro.

-> As inscrições podem ser feitas na Página de Inscrições do IFSC

Como ingressar

Mestrado profissional

Para ingressar no Mestrado Profissional em Sistemas de Energia Elétrica, o candidato necessita fazer a inscrição em duas etapas: o preenchimento do formulário de inscrição e envio da documentação exigida, de acordo com o Edital 03/2022-1. A seleção será realizada por meio de análise documental e arguição oral, on-line, em data pré-agendada, segundo cronograma do edital. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência e cotas raciais.

O pré-requisito de ingresso é ter diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC em Engenharia Elétrica, Tecnologia em Sistemas de Energia e afins, conforme tabela de títulos profissionais do Confea (Grupo 1: Engenharia e Modalidade: Eletricista).

O mestrado profissional oferece três linhas de pesquisa, com o seguinte número de vagas cada:

Mercados de Energia Elétrica – 5 vagas regulares e 2 especiais;

Planejamento e Operação de Sistemas de Energia Elétrica – 7 vagas regulares e 1 especial;

Eletrônica de Potência Aplicada a Sistemas de Energia – 4 vagas regulares e 2 especiais.

Especialização em Educação Científica e Matemática – Câmpus Araranguá

O ingresso no curso de Especialização em Educação Científica e Matemática, ofertado pelo Câmpus Araranguá, será por meio de análise documental, de acordo com o Edital 04/Deing/2022-1. São oferecidas 30 vagas, com aulas no período noturno, às terças e quintas-feiras, semanalmente. Devido à pandemia de Covid-19, as aulas e atividades presenciais podem ser ofertadas por meio de atividades não presenciais (ANPs).

Podem se inscrever portadores de diploma de graduação reconhecido pelo MEC, preferencialmente com formação nas licenciaturas da área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Matemática, Pedagogia e Geografia.

Especializações a distância

O ingresso nas especializações em Tecnologias para a Educação Profissional e em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica será por sorteio público (Edital 05/Deing/2022-1). Os cursos são ofertados a distância, mas tem avaliações periódicas presenciais, realizadas no polo de inscrição do candidato.

O curso de especialização em Tecnologias para Educação Profissional oferece 300 vagas, distribuídas nos polos Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma (avaliações realizadas no polo UAB Urussanga), Florianópolis-Continente, Jaraguá do Sul – Centro, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Tubarão.

O curso de Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica terá 80% das vagas reservadas para servidores públicos, sendo 50% para servidores públicos federais e 30% para servidores estaduais e municipais. As demais vagas serão para concorrência geral. As 300 vagas são oferecidas nos seguintes polos: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma (avaliações no polo UAB Urussanga), Jaraguá do Sul – Centro, Lages, São Carlos, São José, Tubarão e Xanxerê.

As informações completas podem ser encontradas na página de editais no site do IFSC.

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS