ID Agro vai permitir o registro gratuito de tratores e máquinas agrícolas

O Ministério da Agricultura lançou o ID Agro, uma Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas. A ferramenta vai permitir o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas pelos produtores rurais, gratuitamente. O sistema foi desenvolvido em parceria com o Instituto CNA.

Com o registro, será possível transitar em vias públicas sem a necessidade de licenciamento e emplacamento. O comércio de tratores usados também vai ficar mais fácil, assim como o acesso ao crédito e as ações de segurança em relação a roubos e furtos.

Mapa revela que municípios com alta produção agrícola impactam no PIB local

Saldo comercial do agronegócio brasileiro bate recorde em 2020, aponta CNA
 
Pelo ID Agro, o produtor rural pode gerar um documento oficial, com fé pública, permitindo a uniformização das informações e rastreio dos tratores e aparelhos automotores. O documento Renagro, uma espécie de identidade do equipamento, será equivalente ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O agricultor que quiser se registrar no novo sistema deve se cadastrar no aplicativo ID Agro, ter a nota fiscal do equipamento e procurar uma das agências autorizadas para finalizar o registro. De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, existem mais de 1,2 milhões de tratores em cerca de 734 mil estabelecimentos agropecuários no Brasil.

Reporage: Felipe Moura

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS