IBGE divulga distribuição de leitos, equipamentos médicos e profissionais de Saúde em todo o país

Em parceria com Fundação Oswaldo Cruz, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o IBGE divulgou nesta semana a distribuição de UTIs, respiradores, médicos e enfermeiros em todos os estados do país. As informações já estão disponíveis na internet.

O órgão também mapeou a distribuição de idosos e domicílios em que três pessoas ou mais dividem o mesmo dormitório. Segundo especialistas de saúde, a concentração de pessoas sob o mesmo teto favorece o contágio ao novo coronavírus. Todas essas informações divulgadas pelo IBGE vão poder usadas no combate à Covid-19 em estados e municípios.

O ministro Nelson Teich destaca a importância da existência de um banco de dados com informações de leitos e equipamentos médicos disponíveis no Brasil.

“Vamos trabalhar na entrega de leitos, EPIS e respiradores. Por exemplo, mapeamos o que temos em estoque e o que vamos receber dos fornecedores. Assim, ajustamos a distribuição de acordo com a necessidades mais urgente dos estados.”

O levantamento de dados do IBGE tem como base e o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2019 (DataSUS), que engloba informações das redes pública e privada. Segundo o IBGE, em 2019, o Distrito Federal é a unidade federativa com o maior número de leitos de UTI, respiradores, médicos e enfermeiros por 100 mil habitantes.

O IBGE também constatou que quase 10% da população brasileira reside em domicílios com uma densidade de moradores por dormitório superior a três pessoas. Segundo o ministro da Saúde, entender como a Covid-19 afeta pessoas de diferentes classes sociais tem sido uma importante ferramenta no combate à doença.

Começamos a perceber que a lógica da doença nas diferentes cidades, dependendo do nível social, pode variar como funciona, como evolui. Isso também vai ajudar a desenhar programas de cuidado.”

Desde abril, o Ministério da Saúde habilitou mais de 3,2 mil leitos, em 23 estados e no Distrito Federal. No último final de semana, a pasta também distribuiu 100 respiradores em quatro estados.

Os mapas interativos do IBGE estão disponíveis no site:  covid19.ibge.gov.br. E, para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.

Com informações da Agencia do Rádio Mais – Reportagem Paulo Oliveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luau é encerrado pela PM em Balneário Campo Bom

Um luau foi encerrado pela Polícia Militar na noite dessa sexta-feira (25), em Balneário Campo Bom, na cidade de Jaguaruna. Os militares lavraram 20...

IMBITUBA | Governador inaugura pera ferroviária no Porto para facilitar acesso de trens

Vai ficar mais fácil, seguro e rápido para os trens carregados com contêineres entrarem e saírem do Porto de Imbituba. Está concluída a chamada...

Casal é preso na Zona Leste acusado de agredir filha de seis meses

Agentes da Polícia Militar prenderam um casal no Jardim Dona Sinhá, Zona Leste da capital, acusado de agredir um bebê de seis meses. O caso ocorreu na quinta-feira (24). De...

Abertas as inscrições para pedido da renda emergencial da Lei Aldir Blanc em Lauro Müller

Trabalhadores da área da cultura que foram afetados pela pandemia da Covid-19, em Lauro Müller, já podem se inscrever para solicitar a renda emergencial...