I Festa do Butiá inicia hoje sexta em Laguna

Laguna sedia a partir desta sexta-feira a sua I Festa do Butiá, planta-símbolo do município. Evento cultural organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai mesclar atividades virtuais e presenciais. A programação começa nesta sexta-feira com atividades na sede da Udesc, com público limitado para garantir o distanciamento social e o respeito aos protocolos sanitários da pandemia. As atrações envolvem apresentações sobre a montagem de uma despolpadeira construída com técnicas de inovação frugal e as formulações cosméticas e nutracêuticas do óleo de butiá.

Já no sábado, as atividades programadas incluem uma feira de exposição e venda de produtos elaborados com inspiração no butiá e também uma oficina de confecção de produtos artesanais. Além disso, será realizado, ao fim da tarde, um passeio pelos butiazeiros da praia do Gravatá e atrações para crianças como pintura e contação de história.

Inscrições – As atividades presenciais têm número de vagas limitado e as inscrições são feitas neste site. As programações virtuais serão transmitidas pelo canal do Youtube da Udesc Laguna.

A ideia da Festa começou a ser gestada em 2019, como continuidade de um trabalho desenvolvido pela entidade junto ao setor extrativista, mas devido à pandemia do novo coronavírus, foi transferida para 2021. A organização envolve ainda o programa de mestrado da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), o Projeto Costa Butiá e a Comunidade Slow Food Terras de Anita.

 Confira a programação da Festa do Butiá:

Hoje 22 de outubro

9h às 10h20 – Formulações cosméticas e nutracêuticas do óleo de butiá, com a professora Karine Zepon (Udesc Praia do Gi)
10h30 às 11h50 – Preparo de combustíveis sólidos a partir de descartes do processo do butiá, com a professora Rachel Magnago (Udesc Praia do Gi)
14h às 16h – Despolpadeira construída a partir de técnicas de inovação frugal, com Ana Dutra e Mário Soares (Udesc Praia do Gi)
16h às 17h – Paisagismo ecológico com butiá, com professores Christian da Silva e Lucas Reitz/(Youtube)
23 de outubro
9h às 13h – Feira do butiá com exposição e venda de produtos elaborados com butiá (Praça em frente ao ginásio Bertholdo Werner)
14h às 17h – Oficina de artesanato com butiá, com Fátima Reis Souza e Ingrid Silva, do Projeto Costa Butiá (Udesc Laguna – Progresso)
17h10 às 18h30 – Passeio nos butiazais, com professor Christian da Silva e Matheus Henckmaier (Praia do Gravatá).

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS