Heróis do Hospital São Donato recebem abraços e compartilham gratidão

São 7h e, para a enfermeira Liliane Rodrigues, mais uma jornada chega ao fim com o sentimento de dever cumprido. Foi uma noite cheia, mas também com a certeza de que o melhor trabalho foi feito. Com o mesmo comprometimento ingressa agora a técnica de enfermagem Eliane, o eletricista Márcio, a higienizadora Ricarda e muitos outros profissionais. Todos são partes importantes no Hospital São Donato de Içara. E não há barreira que possa impedir a demonstração de carinho a eles. O afeto está no olhar, na forma de falar e também nos gestos de gratidão.

Fé, empatia e resiliência são alguns dos sentimentos demonstrados de forma espontânea pelos heróis do Hospital São Donato em um painel de positividade aos colegas. A elaboração iniciou na sexta-feira e foi concluída nesta segunda com a abrangência de todos que trabalham na entidade. Esta foi a forma que a Comissão de Humanização encontrou para aproximar as equipes neste período em que o contato humano tornou-se mais difícil, mas não impossível. Com o uso de capas para proteção, máscaras e o coração aberto, os colaboradores também receberam abraços quentinhos e cheios de afeto em retribuição.

“Em meio a este momento que vivenciamos, é evidente que todas as atribulações nos afetam de alguma forma. Vemos mudanças repentinas, o isolamento, a falta de contato e principalmente o medo. Por isso, é importante reconhecermos onde estão nossos pilares, criar ações que reconheçam e compreendam a dor e as dificuldades vivenciadas pelos colaboradores, mas principalmente criar ações que valorizem e empoderem ao enfrentamento e alívio das angustias e dificuldades”, indica a psicóloga, Tatiana Novaki.

Escuta e treinamento

A recepção com abraços e mensagens de gratidão foi preparada a partir da escuta ativa implantada pelo Hospital São Donato. Além das abordagens individuais dos profissionais realizadas pelo setor de Psicologia, os coordenadores foram chamados para avaliar e principalmente propor atividades em valorização a todos que se dedicaram ao longo destes seis meses de enfrentamento da covid-19.

A preparação do Hospital São Donato para a pandemia iniciou, antes mesmo do estado de calamidade, com o treinamento das coordenações. E, desde o início, os colaboradores foram homenageados pelo empenho demonstrado. Cada profissional representa uma história e uma família, em alguns casos distantes fisicamente, mas presentes dentro da instituição com fotos para dar ainda mais força na missão de salvar vidas.

O momento de escutar os colaboradores começou pelas coordenações e avançará nas próximas semanas com todos que fazem parte do hospital. O trabalho iniciou com a participação da administração, gerências e também o coach, Jadilson Sotero, a partir de agora, responsável pelos treinamentos para melhorar cada vez mais o relacionamento interno e o atendimento externo. O desafio continua em avançar sempre, independente se o momento for de dificuldade.

Hospital São Donato
Júlio Cesar De Luca

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Para evitar aglomeração, 16ª Caminhada do Coração será realizada de forma especial

"Entre os dias 21 e 28 de setembro, o Hospital Cardiológico Costantini convida a população a caminhar, seguindo as recomendações de distanciamento social das...

Santa Catarina | Recicla mais de 45 mil toneladas de resíduos de peixes ao ano

A indústria da pesca representa uma importante parcela da economia catarinense. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e...

Desenvolvimento de pesquisas sobre mercúrio são tema central de projeto entre Satc e Copel

Pesquisadores da Satc e da Copel Geração e Transmissão, subsidiária da Companhia Paranaense de Energia, estão iniciando os estudos para avaliar as emissões de...

Fundador da Duty Free doa toda a sua fortuna; mais de 8 bilhões de dólares

O bilionário Charles "Chuck" Feeney, de 89 anos, cumpriu um sonho inusitado: doou, ainda em vida, 8 bilhões de dólares (cerca de R$ 42...