Governo de Minas anuncia plano de distribuição de vacina contra COVID-19

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou, nesta terça-feira (1°), a preparação de um plano de contingenciamento para imunização contra a COVID-19. Segundo o chefe da pasta, Carlos Eduardo Amaral, a ideia é que o protocolo oriente os municípios no processo de vacinação da população mineira, tão logo o imunizante esteja disponível no mercado.

https://youtu.be/yuoZ31q824o
“Nós estamos nos preparando para, quando chegar essa vacina, termos condições de fornecer os insumos, distribuir adequadamente a vacina e, inclusive, fazer o acompanhamento pós-vacina”, disse Amaral, em coletiva virtual transmitida nesta terça-feiraDe acordo com a SES-MG, as ações previstas no planejamento foram pensadas antevendo uma possível corrida mundial para a aquisição de equipamentos e materiais necessários ao armazenamento das doses e aplicação do imunobiológico quando ele for aprovado. O movimento deve causar aumento nos preços dos itens e a falta da vacina no mercado.

“O objetivo do plano é organizar nossas ações e estratégias para a imunização, abordando as fases de pré-campanha, campanha e pós campanha. O foco, primeiramente, é a fase de pré-campanha, na qual vamos preparar a rede de saúde de Minas para aquela que pode ser considerada a maior vacinação do planeta”, ressaltou Amaral.

O dirigente estima que, em seis meses, toda a rede de saúde mineira esteja estruturada para atender a população.

Insumos e centros

Segundo informações da SES-MG, o plano estadual prevê a compra de seringas, refletores e câmaras de refrigeração para regionais e municípios. Os dispositivos são necessários ao armazenamento das vacinas. Outra ação citada pelo governo é a cotação do aluguel de contêineres para depósito das imunizações. O projeto inclui ainda a qualificação de profissionais e o diagnóstico das regionais.Para a aplicação das doses, a secretaria anunciou a criação de 15 centros de referência em imunobiológicos especiais (Crie) e Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação em todo o estado. Atualmente, o serviço está disponível apenas em Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Os locais oferecem vacinas, imunoglobulinas e soros indicados em situações especiais, como, por exemplo, pessoas com problemas de saúde que requerem vacinas não contempladas no Programa Nacional de Imunizações. Uma espécie de “matriz” dos Crie deve ser implementada no Hospital Eduardo de Menezes como referência para os demais estados.

Também consta do programa que a demanda por vacinas contra o novo coronavírus deve ser estimada com foco nos grupos prioritários, ou seja, profissionais de saúde, idosos e pacientes que apresentam comorbidades que os tornam mais vulneráveis à COVID-19.

Mais detalhes do plano serão divulgados logo mais, às 19h, em live transmitida no Instagram da SES-MG.

Indicadores

Na coletiva virtual, o secretário de Saúde reafirmou a tendência de desaceleração do avanço da pandemia em Minas. Segundo o dirigente, o Rt – termo que define a média de transmissão do vírus por infectado – era de 0,92 nessa segunda-feira (31). O número se enquadra dentro do limite considerado ideal pelos infectologistas, de até 1,00.Divulgado na manhã desta terça (1°), o informe epidemiológico da SES-MG contabilizou 218.781 infectados pelo novo coronavírus e 5.364 óbitos pela doença.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Reprodutor de vídeo de: YouTube (Política de PrivacidadeTermos)

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Vídeo: Flexibilização do isolamento não é ‘liberou geral’; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quase 150 redes ilegais são apreendidas no complexo lagunar

Uma operação realizada nesta sexta-feira, 18, pela Polícia Militar Ambiental (PMA), de Laguna, com apoio da corporação de Florianópolis, resultou na retirada de 142...

Treviso | Promove o Dia D Testagem para Covid-19 hoje sábado 19

A Secretaria de Saúde de Treviso vai promover o Dia D Testagem para Covid-19, neste sábado, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Todos os moradores, devidamente...

O Mineiro de carvão do distrito de Guatá, homenageado pela sua coragem e bravura…

Esta homenagem está localizada na praça de entrada do distrito de Guatá em Lauro Müller desde 2013, gestão do prefeito  Fabrício.

Educação: Os números do Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 revela que o Brasil continua perdendo a corrida educacional. Elaborado a cada dois anos...