FSC® Brasil reforça a importância das florestas para a vida na terra

O objetivo do Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, é estimular discussões e reflexões a respeito da relação de sobrevivência entre as árvores e seus ecossistemas. Entre as árvores e a nossa própria existência. Afinal, nosso bem-estar e nossa economia dependem diretamente da disponibilidade de recursos naturais que, por sua vez, precisam de um equilíbrio ambiental, garantindo a estabilidade e a manutenção dos chamados serviços ecossistêmicos.

E, cada vez mais, é fundamental que as pessoas saibam que entre os inúmeros serviços que a natureza fornece ao homem está a regulação do clima e do ciclo das águas. Recentemente, diversos eventos extremos, como as enchentes na Europa e as altas temperaturas no verão norte americano, fizeram soar um alarme. Em agosto, a ONU divulgou um relatório que, por um lado, indica que o aquecimento global está avançando mais rapidamente do que era esperado. Mas, por outro, indica possíveis soluções, como o fomento a economia verde, que se baseia na baixa emissão de carbono, no uso eficiente dos recursos e na busca pela inclusão social.

O manejo florestal responsável reúne todas essas características e, justamente por isso, precisa estar no centro de qualquer discussão tanto sobre o combate ao desmatamento ilegal quanto às mudanças climáticas. Para explicar como ele funciona e deixar claras todas essas relações, o FSC Brasil lança agora um vídeo sobre serviços ecossistêmicos que faz parte da série Histórias da Floresta, que mostra as trajetórias de duas iniciativas sustentáveis no meio da floresta Amazônica, e um curso sobre o assunto na plataforma Saber FSC.

 

Curso de Serviços Ecossistêmicos FSC

 

O Procedimento FSC de Serviços Ecossistêmicos visa fornecer aos proprietários de florestas certificadas, sejam eles pequenos produtores e comunidades ou grandes empresas, ferramentas para medir, verificar e comunicar seus impactos positivos no armazenamento de carbono, na proteção à biodiversidade, na conservação dos recursos hídricos e do solo e nos serviços recreacionais. A verificação destes serviços pode facilitar o acesso a investimentos, bem como aumentar a viabilidade financeira.

No novo curso da Plataforma Saber FSC, que será lançando no FSC Friday, dia 24 de setembro, os interessados aprenderão conceitos básicos de Serviços Ecossistêmicos, como utilizar o procedimento de forma prática, quais as ferramentas de mercado e suas possibilidades. Além de todo o conteúdo, o curso também conta com entrevistas e cases de sucesso das três primeiras verificações de serviços ecossistêmicos FSC no Brasil: Amazonbai, Precious Woods e Veracel.

As inscrições começam no dia 24 de setembro na página da própria plataforma, e até o dia 15 de outubro, haverá desconto de 15% em comemoração ao FSC Friday. O curso será gratuito para membros de organizações comunitárias e pequenos produtores.

Sobre o FSC

É uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, que há quase 30 anos promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Tem sede na Alemanha e está presente em mais de 80 países. O FSC é o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora, de forma igualitária, os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos. Acompanhe o FSC Brasil no Facebook, Instagram, LinkedIn e site.

Com informações de Fernanda Gomes/Comuniquese1.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS