Força Nacional do SUS é enviada a SC para combate à pandemia

O Ministério da Saúde deslocou 38 profissionais da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) para Santa Catarina e Minas Gerais. O objetivo é dar apoio aos estados e municípios no combate à pandemia da Covid-19.

Para Chapecó, foram enviados 12 profissionais da Força Nacional do SUS para fortalecer os atendimentos no município. Outros sete atuam em Xanxerê – equipes da SAPS (Secretaria de Atenção Primária) da pasta também estão na cidade para fazer visitas técnicas em unidades de saúde.

Em relação ao envio de equipamentos, Chapecó recebeu 31 ventiladores pulmonares, sendo 15 para o Hospital Regional e cinco para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas. Xanxerê recebeu 20 monitores e 20 ventiladores pulmonares.

Até a noite desta quinta-feira (4), o Ministério da Saúde enviou 185 ventiladores pulmonares para Santa Catarina, Xanxerê e Chapecó – a pasta alinhou com o Estado para enviar os equipamentos direto para os municípios. Mais equipamentos devem chegar às localidades nos próximos dias.

Chapecó seguirá decreto estadual

Após 14 dias apenas com atividades essenciais funcionando devido à situação crítica da pandemia de Covid-19, a cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, passará a seguir o decreto estadual a partir da próxima semana.

O anúncio foi feito pelo prefeito João Rodrigues (PSD), o secretário de governo, Thiago Etges, e a secretária de Educação, Astrit Tozzo na noite desta quinta-feira.

Casos em SC

Santa Catarina tem 694.274 casos confirmados de Covid-19 e 7.709 mortes, segundo boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde)  quinta-feira.

Foto: Pei Fon/Secom/Maceió

ÚLTIMAS NOTÍCIAS