Após 38 anos, a Ponte Hercílio Luz, principal cartão-postal de Santa Catarina, volta a receber a circulação de veículos particulares. Em fase de teste, o tráfego liberado na manhã de ontem segunda-feira (14) visa contribuir para a mobilidade urbana de Florianópolis, ajudando a desafogar o trânsito nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. Assim, a estrutura retorna ao cotidiano de catarinenses e visitantes, que poderão atravessar de carro a mais antiga ligação entre o continente e a Ilha.
Por volta das 11h, quando o acesso foi liberado, os 821 metros da Ponte Hercílio Luz foram ocupados pelos veículos, cujos motoristas estavam ansiosos aguardando o momento para atravessar a estrutura.

O turista de Minas Gerais Bruno Hnerique também aproveitou a oportunidade. “Já tinha passado pela ponte a pé, mas de carro foi muito divertido. Vale o passeio”, destacou.
Das 11h às 19h
Os veículos de passeio, carros com dois ou mais ocupantes, poderão passar pela ponte, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. A velocidade permitida para trafegar na estrutura é de 40 km/h. Não será permitido o tráfego de veículos particulares com apenas um passageiro e nem a passagem de motocicletas sobre a estrutura.
Das 19h às 11h o horário será exclusivo para o tráfego de ônibus, táxis, veículos oficiais e de emergência, que também seguem autorizados a circular nos demais horários.

A avaliação da fase de testes será feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), juntamente com a Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar e Guarda Municipal da Capital.
O Subecomandante da Guarda Municipal, Ricardol Pasatrana, destacou como positivo o primeiro dia. “Esperávamos mais carros, até mesmo porque é o primeiro dia, mas o movimento está tranqüilo”, disse.
Nos finais de semana, a Ponte Hercílio Luz permanecerá fechada para o tráfego de carros. A fiscalização será realizada pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Florianópolis.