Florianópolis sedia seletiva brasileira de Optimist para competições internacionais a partir da próxima terça

A Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê, será palco de uma das mais importantes competições de vela da classe Optimist do país a partir da próxima terça (3). Cerca de 80 atletas participam da Seletiva de Optimist, que reúne velejadores de até 15 anos, para a definição dos classificados para três competições internacionais em 2020: Campeonato Mundial, Campeonato Europeu e Campeonato Norte-Americano. O evento faz parte do calendário nacional da classe de entrada dos jovens velejadores na vela competitiva e segue até o sábado (7) na raia de Jurerê.

A Seletiva de Optimist conta com cinco dias de competição em Jurerê e, ao todo, estão programadas 12 regatas para a categoria Veterano e 8 para os Estreantes. Em jogo estão cinco vagas para o Campeonato Mundial, que acontece entre os dias 1 e 11 de julho, em Garda, na Itália; quatro vagas para o Campeonato Europeu, marcado entre 22 e 29 de junho, em Tallin, na Estônia; vinte vagas para o Campeonato Norte Americano, programado para ocorrer entre os dias 11 e 18 de outubro, em Cancun, no México. Vale ressaltar que as vagas em jogo para os campeonatos internacionais são exclusivas para os Veteranos.

“Estamos muito contentes em receber mais um grande evento em nossa Sede Oceânica. Nos últimos meses realizamos grandes disputas em Jurerê, como o Circuito Oceânico, a Copa Brasil de Vela e o próprio Sul-Brasileiro de Optimist. A Seletiva é um dos eventos mais importantes do calendário da vela nacional, pois define as equipes brasileiras para os campeonatos internacionais. O Veleiros da Ilha sempre estará de portas abertas para sediar competições deste porte”, avalia Rodrigo Ruhland, Vice-Comodoro de Eventos do Iate Clube de Santa Catarina.

Sistema de classificação:

O sistema de classificação para os campeonatos internacionais leva em consideração os resultados do Campeonato Brasileiro, realizado em Porto Alegre, no mês de janeiro, e da Seletiva de Optimist, que será disputado em Florianópolis. Assim como na programação da seletiva, o campeonato nacional contou com doze regatas e a fórmula utilizada para a definição das equipes é a seguinte: somam-se os resultados dos dois eventos e cada velejador descarta o pior resultado de cada uma das competições. Desta forma, entram no somatório as onze melhores regatas do Campeonato Brasileiro e as onze melhores regatas da Seletiva.

Programação em Jurerê:

As regatas da Seletiva de Optimist começam na terça-feira (3), mas a programação do evento tem início antes com a recepção dos primeiros atletas em Jurerê. Para domingo (1) e segunda (2) estão programadas as medições e confirmações de inscrição das 9h às 18h, também na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha.

Entre terça e domingo acontecem as regatas. Poderão ser realizadas, no máximo, quatro regatas no mesmo dia para a os Veteranos e duas para os Estreantes. Todos os dias será realizada a reunião de timoneiros, sempre a partir das 11h, no Restaurante da Sede Oceânica.

Serviço: Seletiva da Classe Optimist 2020
Data: 3 a 7 de março
Local: Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê
Horários: 13h (todos os dias)

Em disputa:

Campeonato Mundial (cinco vagas – 1º ao 5º)
Local: Garda, Itália
Data: 1 a 11 de julho

Campeonato Europeu (quatro vagas – 6º ao 9º)
Local: Tallinn, Estônia
Data: 22 a 29 de junho

Campeonato Norte Americano (vinte vagas)
Local: Cancun, México
Data: 11 a 18 de outubro

A Seletiva de Optimist faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.

Colaboração: Danilo Caboclo – SixComm Comunicação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaguaruna | Movimento é crescente no aeroporto da cidade

Aproximadamente 40 dias após o retorno dos voos da Latam no Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, o local começa a retomar, aos...

Ministro da Saúde diz a senadores que pode avaliar mudanças em portaria sobre aborto legal

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que vai avaliar sugestões de mudanças na portaria que obriga médicos a notificarem a polícia ao atenderem vítimas...

Para evitar aglomeração, 16ª Caminhada do Coração será realizada de forma especial

"Entre os dias 21 e 28 de setembro, o Hospital Cardiológico Costantini convida a população a caminhar, seguindo as recomendações de distanciamento social das...

Santa Catarina | Recicla mais de 45 mil toneladas de resíduos de peixes ao ano

A indústria da pesca representa uma importante parcela da economia catarinense. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e...