Filhos de produtores rurais criam startup para tornar agricultura mais eficiente

“Apoiada pelo Colearning da Satc, Horse Machine projeta e desenvolve implementos agrícolas customizados, adequando-os às necessidades de cada cliente”.

Tornar a agricultura mais produtiva, rentável e sustentável. Foi com este propósito que nasceu a Horse Machine, uma startup especializada em mecanização e automatização. Desenvolvida no Colearning da Satc por três acadêmicos de Engenharia Mecânica da instituição, que também são filhos de produtores rurais, a empresa projeta e cria implementos agrícolas, de acordo com a necessidade de cada agricultor. Desde a criação, em janeiro de 2019, 14 tipos de máquinas já foram criadas e cinco estão em desenvolvimento.

A ideia de criar a startup surgiu através da vivência dos empreendedores em campos e lavouras. “Como filhos, netos e bisnetos de produtores rurais, conhecemos bem os desafios enfrentados pelo ‘homem do campo’. Fundamos a Horse Machine aliando os conhecimentos em Engenharia Mecânica ao espírito empreendedor que a Satc nos proporciona”, conta Guilherme Kieling, CEO da empresa junto com os sócios Jorge Veit e Cleomar Matuchaki.

A Horse Machine exerce o papel de trazer maior controle, praticidade, agilidade e rentabilidade na operação das propriedades rurais. Segundo Kieling, são projetados e produzidos implementos adequados à realidade de cada cliente. “Hoje, a indústria tradicional produz implementos que são desenvolvidos internamente e produzidos em série, sem a possibilidade de alteração de características. Já a Horse desenvolve junto com o produtor, o que garante uma máquina completamente customizada”, ressalta.

Ações empreendedoras têm espaço na Satc

Todos o desenvolvimento da empresa é projetado no Colearning da Satc, espaço que integra o HUB Office e reúne todas as iniciativas empreendedoras na instituição. “Escolhemos o Colearning por termos a nossa disposição uma estrutura física e corpo docente, o que nos proporciona a rápida solução de um problema, além de mentorias, palestras e networking”, pontua o CEO.

Para o líder do Colearning, Vitor Ferro Mazzuco, o apoio oferecido contribui no desenvolvimento das startups e faz com que elas alcancem seus objetivos. “A Satc desenvolveu uma metodologia própria e aplica isso aqui, promovendo discussões conjuntas, trazendo mentores para resolver problemas específicos e oferecendo a possibilidade de parceria com empresas renomadas no mercado”, completa.

Assessoria de Imprensa da Satc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governador de SC anuncia repasse de R$ 44 milhões para reativação de leitos de UTI

Em reunião pela internet com presidentes de associações e diretores de hospitais filantrópicos, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), anunciou o repasse...

Escadaria da Rua Barão do Rio Branco passará por ampla reforma

A Administração Pública de Orleans comunica que a escadaria que une as ruas Aristiliano Ramos e Barão do Rio Branco estará interditada por um...

Boletim Covid-19 do hospital São Donato de Içara

O Hospital São Donato tem 22 leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita: LEITOS OCUPADOS NA UTI: 10 - CASOS CONFIRMADOS (7) - CASOS SUSPEITOS (3) LEITOS OCUPADOS NA CLÍNICA:...

Estudo mostra que agricultura urbana local poderia alimentar toda São Paulo

Alimentar uma cidade como São Paulo, com seus 22 milhões de habitantes em sua região metropolitana, definitivamente não é simples – mas a solução pode...