Federações lançam plataforma com cursos gratuitos e acesso a vagas de emprego

“Ferramenta apresentada pela FIESC, Fecomércio, FAESC e Fetrancesc busca aproximar empresas e trabalhadores em Santa Catarina”.

Para aproximar trabalhadores em busca de recolocação no mercado e empresas com vagas em aberto em Santa Catarina, a Federação das Indústrias (FIESC), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (FAESC) e dos Transportes (Fetrancesc) lançaram nesta semana plataforma on-line que oferece uma série de cursos gratuitos, cadastro de currículos e acesso às melhores vagas anunciadas pelo setor produtivo. A iniciativa faz parte do Movimento SC pela Educação e tem parceria da ACATE, Sebrae/SC, Instituto Ayrton Senna, Centro de Inovação da Educação Brasileira, Junior Achievement, Undime/SC, Sistema Ailos e Prefeitura de Florianópolis.

A ferramenta (https://msce.santacatarinapelaeducacao.com.br/) foi desenvolvida pelo núcleo de Soluções Digitais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Além de promover a capacitação de profissionais, o site acelera o acesso ao emprego, possibilitando a ampliação da renda dos catarinenses. Pela plataforma, os interessados têm acesso a cursos gratuitos e 100% a distância, recomendados por instituições parceiras, e podem conferir as vagas disponíveis em todo o Estado nos segmentos da indústria, comércio, serviços e turismo, transporte e logística e agricultura.

O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, destaca que o Sistema FAESC/SENAR-SC é parceiro do Movimento SC pela Educação desde o seu início, em 2012, e apoia a criação da plataforma para estimular a retomada da economia no Estado. No site, tanto trabalhadores do agronegócio quanto empresas do setor podem anunciar e acessar vagas de emprego, cadastrar currículos e participar das capacitações ofertadas.

“As agroindústrias, fazendas, pequenas e médias propriedades rurais, empresas familiares e artesanais podem anunciar suas vagas no site e buscar profissionais qualificados. Por outro lado, os trabalhadores que estiverem em busca de oportunidade em todos os segmentos do agro podem cadastrar seus currículos e conferir as vagas disponíveis. É uma ferramenta tecnológica e educacional importante para movimentar a economia catarinense”, sublinha Pedrozo.

O dirigente ressalta que a qualificação é o único caminho para o desenvolvimento cultural e econômico em todos os setores. “Manter as pessoas no mercado de trabalho no meio rural também é um desafio, frente às novas tecnologias e à inovação no campo. Atualizar os produtores rurais é essencial porque melhora não apenas a produtividade, mas a qualidade de vida de todos os envolvidos”, afirma. 

COMO FUNCIONA

A plataforma oferece inicialmente sete capacitações que servem para todos os setores: matemática, português, inglês, competências socioemocionais, mundo digital, empreendedorismo e finanças pessoais. Os profissionais também podem conferir vídeos e dicas de como elaborar um bom currículo, como se destacar em entrevistas de emprego, os primeiros passos ou o reposicionamento na carreira profissional.

Ao cadastrar o currículo, o trabalhador pode buscar oportunidades ofertadas por segmentos, periodicidade da vaga, áreas de atuação, setores ou regiões do Estado. Já as empresas podem pesquisar por filtros específicos como profissionais, cidade, região ou segmentos.

O diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, explica que a plataforma faz a conexão direta de uma oportunidade com um currículo cadastrado. “Ela aproxima pessoas qualificadas e ofertas de vagas. O maior objetivo é fazer com que as pessoas tenham a chance de se recolocar no mercado de trabalho”, frisa.

À medida em que o site será abastecido com currículos e vagas de empregos, também será atualizado com novos cursos gratuitos, conforme demanda estadual. O Sistema FAESC/SENAR/SC também será parceiro na oferta de qualificação a produtores rurais catarinenses.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, salienta que a iniciativa marca o novo ciclo do Movimento SC pela Educação. “Temos de focar na qualificação destes profissionais neste momento de retomada da economia, oferecendo oportunidades de formação para que ocupem as melhores vagas de emprego. Nosso Estado tem a menor taxa de desemprego do País, porém tem uma carência muito grande de pessoas qualificadas para atender as demandas do mercado. Essa ferramenta vai ajudar as pessoas a se qualificarem e a destacar ainda mais Santa Catarina”, destaca.

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS