Federação das Indústrias de Santa Catarina lança conteúdo exclusivo para profissionais em busca de emprego

A pandemia do coronavírus teve impacto direto na alta do desemprego no Brasil. Dados da PNAD Covid-19, do IBGE, apontam que o número de pessoas sem emprego em território nacional aumentou de 10 milhões em maio para 13 milhões em setembro, alta de 33%. No cenário específico de Santa Catarina, a taxa de desocupação é de 7,8%, a menor de todo o país.

Mesmo tendo o melhor índice do Brasil, a situação ainda preocupa no estado catarinense. Pensando nisso, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou em outubro a Liga pelo Trabalho, uma iniciativa que integra as ações previstas no novo ciclo do Movimento Santa Catarina pela Educação.

O objetivo é oferecer gratuitamente conteúdo exclusivo para profissionais que foram desligados e que estão em busca de emprego. Por meio da plataforma Eu Voluntário, a entidade disponibiliza vídeos com dicas sobre como se preparar para um novo emprego, além de recomendações sobre economia pessoal e equilíbrio emocional.

“Com a pandemia, nós tivemos mudanças nas nossas vidas, tanto profissional, quanto pessoal. O objetivo do Liga pelo Trabalho é dar dicas para as pessoas se recolocarem no mercado de trabalho    , reverem suas questões de finanças pessoas, e principalmente a questão do equilíbrio emocional em tempos de incerteza que estamos vivendo”, explica Sandro Volpato Faria, assessor da Responsabilidade Social do SESI/SENAI-SC. 

Neste momento, a iniciativa da FIESC oferece três linhas de vídeos com dicas para o mercado de trabalho. O primeiro consta em orientações de como se preparar para um novo emprego, onde a pessoa aprende a montar um currículo, como fazer uma entrevista de trabalho e quais são os melhores caminhos para divulgação do currículo para empresas.

Há também vídeo com dicas sobre finanças pessoais, onde é possível encontrar orientações para pessoas que perderam a renda, como fazer negociação de dívidas e planejamento financeiro. Por fim, a FIESC disponibiliza vídeo sobre equilíbrio emocional durante a pandemia. A entidade entende que é importante trabalhar questões como a resiliência e estar bem mentalmente para encarar a rotina.

“Teremos todos os meses novos vídeos, como por exemplo interpretação de texto, dicas de como aprender a língua inglesa, raciocínio lógico, entre outras. Tudo isso até janeiro do ano que vem”, ressalta Sandro Volpato. 

O Liga pelo Trabalho pode ser acessado através do fiesc.com.br/ligapelotrabalho.

Reportagem | Thiago Marcoline

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS