Falta de médicos deve ser solucionada na segunda-feira na Serra Catarinense

Após 13 dias sem médicos na unidade básica de saúde (UBS) do município de Painel, o problema deve ser resolvido nesta segunda-feira (4). A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que anunciou dois médicos para atender a comunidade, Kettlynn Ribeiro e Marcus Vinicius da Costa.

O município de Painel, na Serra Catarinense, tem aproximadamente 2.400 habitantes, maior parte reside no interior, e para suprir esta demanda o município conta com duas unidades básicas de saúde. Uma fica na localidade de Casa de Pedra, no interior, e a outra no Centro.

Quando o atendimento está normal, nas quartas-feiras, um médico da UBS do centro vai até o interior para prestar o serviço. Além dos dois médicos, a unidade também conta com um dentista. O problema é que, nos últimos 13 dias, a população ficou sem atendimento o que, consequentemente, gerou muitas reclamações.

A secretária de Saúde do município, Sirlei Andrade Lopes Neves, explica que a unidade contava com duas médicas, uma contratada pela prefeitura, doutora Kettlynn Ribeiro e a outra pelo programa Mais Médicos, doutora Rúbia Duarte. “Ficamos esses 13 dias sem médicos por que a doutora Kettlynn, que é efetiva está de férias. Ficou apenas a Rúbia para atender. Porém, ela pegou 13 dias de atestado, devido a problemas pessoais. E infelizmente ficamos sem médico nesses dias.”

Além disso, a secretária informa que haverá um remanejamento de médicos. “A doutora Rúbia, não vai ser exonerada, mas transferida para outra cidade, pois ela não é contratada pelo município. Infelizmente tivemos um certo desentendimento entre as duas médicas, além de problemas pessoais e internos. Tive que pedir ao Ministério da Saúde a transferência da médica. Sendo assim, o município contratou outro médico.”

Por mês, uma média de 360 pessoas são atendidas na unidade, e segundo Sirlei, apenas um médico consegue suprir a demanda. “O município é pequeno, um médico da conta do serviço, mas a cidade tem condições de pagar mais um. Então contratamos outro, e segunda-feira ela já começa a atender. Sempre priorizo a saúde da nossa população.”

Médica diz que não foi informada da dispensa

Rubia, que trabalha há dois anos em Painel, diz que não foi informada pela gestão do município sobre a dispensa e o motivo do pedido. “Cumpri minhas obrigações dentro da unidade, sempre trabalhei com muito zelo para prestar assistência ao povo de Painel. Fui muito bem recebida pelo município e da mesma forma recebi bem eles. Tenho carinho por aquela cidade. Comprei casa lá e não pretendo sair dali. Recebi um email do programa Mais Médicos para aceitar um remanejamento e trabalhar em outra cidade. Pois o município solicitou minha dispensa. Tenho um prazo para responder e decidir para onde eu vou até o encerramento do meu contrato, que termina em maio de 2021. Então eu continuo sim, exercendo meu trabalho em Painel, até o Ministério da Saúde mandar eu sair e me apresentar na nova cidade. Eu me dedico ao meu trabalho e sempre cuidei muito bem do povo, fiquei sem chão ao receber essa solicitação de dispensa pela gestão do município sem ao menos me dizerem o motivo.”

Além disso, ela também explica o motivo de sua ausência nesses 13 dias. “Tive que me ausentar por indicação médica, pois tive um problema de saúde que necessitou de tratamento e coincidiu de outra médica estar de férias. Sendo assim, a população ficou sem assistência médica.”

Comunidade elogia as médicas

Mesmo com a falta de médicos na cidade, os moradores elogiaram o atendimento da Unidade Basica de Saude do municipio. Dona Maria Flores, de 70 anos, sempre utiliza o atendimento do postinho. “As duas médicas sempre me atenderam bem. Doutora Rúbia é uma ótima médica, ela é atenciosa.”

Marilene de Liz de Souza, de 47 anos, comenta que se sente muito bem por ter duas mulheres médicas atendendo na unidade. “Sempre utilizo o postinho. Sempre fui muito bem atendida pelas médicas. Mulher é mais atenciosa e detalhista, diferente de um médico”, afirma a moradora.

Com informações do Correio Lageano

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mundo | Liberdade religiosa a cristãos é tratada em Assembleia da ONU

"Presidente brasileiro faz um apelo à comunidade internacional pela liberdade religiosa" Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU no dia 22, o presidente Jair...

Cocal do Sul | Prefeitura altera data do leilão virtual para dia 13 de outubro

A prefeitura de Cocal do Sul alterou a data do leilão virtual que faria no dia 25 de setembro. A nova data será dia...

Lotérica Orleans informa: Mega-Sena sorteia r$ 43 milhões hoje quarta (23/09)

A Lotérica Orleans informa que a Mega-Sena acumulou e pode pagar um prêmio estimado em R$ 43 milhões hoje quarta-feira (23/09) para quem acertar...

Mensalidades escolares podem ter alta de até 11,2% em 2021

A alíquota de 12% proposta para o novo imposto federal que pretende substituir o PIS/Cofins pode fazer com que a tributação final sobre o...