Eventos para desfrutar da Vindima uruguaia

Esse mês, fevereiro, começa a época da colheita das uvas no Uruguai, mais conhecida como “Vendimia” ou VINDIMA. Nesse período o país se enche de atrações e comemorações à uma das etapas finais na produção do vinho. É aí, que acontece a etapa mais importante da vitivinicultura em várias localidades do país, com duração até o meados de março, que pode ser vivenciada pelos turistas em diversos estabelecimentos. Essa ciência é celebrada, compartilhada e exibida com muito orgulho nas festas, degustações e “asados” tradicionais.

Cada estabelecimento escolhe um dia como partida da temporada – os frutos são coletados no ponto perfeito da maturação e dão vida a inéditos sabores da bebida. Com análise química e degustação do fruto, as uvas são coletadas e somente quando a proporção entre açúcares e ácidos no grão estão em níveis ótimos é que vão para a vinificação.

É na VINDIMA o princípio do que virá a ser o vinho da nova safra, nela percebe-se o potencial do trabalho desenvolvido durante o ano desde a poda. A VINDIMA uruguaia é reconhecida mundialmente, e a quantidade de turistas vem crescendo anualmente nesse período. “Agora em fevereiro, já estamos com 80% da pousada ocupada, em sua grande maioria hospedes do Brasil, que adoram essas experiencias. A quantidade de visitantes dobra em épocas como essa”, diz Francisco Lorente – gerente de desenvolvimento da Vinícola Campo Tinto, localizada em Carmelo.

Percebendo o crescimento e a democratização desse universo, os proprietários passaram a divulgar mais sobre seus produtos e a compartilhar processos com seu público em datas importantes: a Poda em julho, Dia internacional do Enoturismo em novembro e a Vindima em fevereiro e março, onde dezenas de vinícolas convidam os turistas a participarem da retirada do fruto, degustação do vinho, harmonização e pisa. Diversão e aprendizado garantidos.

DOIS EVENTOS PARA CURTIR:

Bodega Garzón – Dia 7 de março.

Atividade que inclui colheita, recepção de uvas, passeio pela vinícola e jantar do renomado chef Francis Mallmann na “Plaza de Pueblo Garzón”.

Colheita e conversa sobre a vinha com vinicultor. Recepção de uvas no pátio de recepção da Bodega Garzón e passeio pelas instalações com o enólogo. Jantar na Plaza de Pueblo Garzón com nosso Chef Embaixador Francis Mallmann e seu cardápio de fogueiras. Venda de produtos na Boutique Village.

Lugar: Ruta 9 km. 175, Garzón, Maldonado. Horário 18 hs.

Contato: +598 4224 4040 reservas@experienciasgarzon.com

Enoturismo

Bodega Campo Tinto Carmelo – Do dia 10 de fevereiro até 6 de março.

O visitante poderá conhecer a Bodega e aprender tudo sobre o processo do vinho por meio de conversas diretas com os enólogos da vinícola. Após conhecer a bodega participarão do processo de colheita, para que possam sentir como funciona.

Nas noites do dia 15 até 6 de março, os enófilos poderão participar de um menu especial comporto de entrada, prato principal, sobremesa e degustação de vinhos Campo Tinto.

Reservas pelo e-mail: info@campotinto.com ou no telefone +598 4542-7744.

https://posadacampotinto.com/pr/

Mais informações de programação: [bodegasdeluruguay.com.uy/agenda/]bodegasdeluruguay.com.uy/agenda/  e sobre o destino www.uruguaynatural.com.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abertas as inscrições para pedido da renda emergencial da Lei Aldir Blanc em Lauro Müller

Trabalhadores da área da cultura que foram afetados pela pandemia da Covid-19, em Lauro Müller, já podem se inscrever para solicitar a renda emergencial...

LAGUNA | Após manifestações no Sul do Estado, trabalhadores do setor de eventos têm encontro na Capital

Após realizarem uma manifestação no fim da tarde desta sexta-feira, em Laguna, trabalhadores, empresários e entidades do setor de eventos irão voltar a se reunir, dessa vez em...

Senar promove 173 treinamentos gratuitos em outubro no Estado

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado...

Presos mandante e executor de homicídio em Jaguaruna

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Jaguaruna, cumpriu mandado de prisão preventiva na manhã desta sexta-feira (25) contra...